DEV Community

ダニエリ for WoMakersCode

Posted on

[Tutorial Linux] Terminal: Adicionando usuário

Para adicionar um novo usuário, digite no terminal

$ sudo adduser <nome_do_novo_usuário>
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • $ indica que você deve usar o usuário comum para fazer essa operação.

  • sudo serve para pedir permissões de administrador temporariamente.

  • adduser para adicionar o novo usuário.

  • digite o nome do novo usuário sem os sinais < >.

Em seguida será pedido que seja definido uma senha para o novo usuário, além de nome completo e outros detalhes opcionais e que podem ser deixados em branco.

Após ser confirmada a pergunta, o usuário já estará disponível.

Para ver os dados do usuários do sistema, inclusive o novo, digite:

$ cat /etc/passwd
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

sobre o comando cat, clique aqui.

  • no diretório etc/ temos arquivos de configuração, scripts de inicialização, entre outros.

O arquivo passwd contém as seguintes informações:

<usuário>:<senha>:<id_do_usuário>:<id_do_grupo_primário>:<descrições_como_nome_completo_entre_outros>:<diretório_home>:<nome_do_shell>
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Por exemplo, no meu caso temos:

danielle8farias:x:1000:1000:Danielle Farias,,,:/home/danielle8farias:/bin/bash
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • danielle8farias, meu nome de usuário;

  • x, indica que a senha está encriptada;

  • 1000, id do usuário;

  • 1000, id do grupo primário do qual o usuário faz parte;

  • Danielle Farias,,,, meu nome e outras informações pessoais, que no meu caso estão em branco;

  • /home/danielle8farias, meu diretório home;

  • /bin/bash, o shell que estou usando, que é o Bash.

Top comments (2)

Collapse
 
netojocelino profile image
Neto Jocelino

Me ajudou bastante! Ótimo conteúdo, parabéns.

Collapse
 
danielle8farias profile image
ダニエリ

Eu que agradeço pelo comentário, Jocelino!