DEV Community

Assis Zang
Assis Zang

Posted on

Programadores Java irão dominar o mundo? Ou estão a beira da extinção?

Algo que tenho notado em vagas para desenvolvedores é a grande procura por desenvolvedores Java, sou desenvolvedor .NET e amo o C#, mas fico pensando seriamente em aprender Java.

Diante disso, atualmente quem sabe Java, pode escolher em qual das milhares de vagas irá aplicar.

Seria isso apenas uma impressão minha? Vale a pena trocar C# por Java?

Top comments (4)

Collapse
 
pedropietro profile image
Pedro Pietroluongo

Eu comecei a trabalhar com java em 2003 mas na crise de 2009 me vi obrigado a trabalho com C# por motivos de mercado. Fiquei 1 ano trabalhando com C# 3.5 que sintaticamente estava melhor que o java naquele momento. vale a pena mudar de linguagem se for para crescer na carreira. Não se limite!

Collapse
 
abdurrkhalid333 profile image
Abdur Rehman Khalid

Thank you for providing your thoughts and welcome to the dev community as well.

Collapse
 
guithomas profile image
Guilherme Thomas

Grama do vizinho sempre é mais verde. Tendo experiência em C# e .NET acredito ser bem difícil não descolar algumas entrevistas pra Java. Acho que o motivo de ter muita vaga aberta pode ser a junção de ter poucas pessoas aprendendo (baixo incentivo, existem linguagens mais acessíveis) com várias das empresas que atuam com Java terem projetos "legado" (legado entre aspas mesmo, tem gente que considera legado qualquer coisa que não for o último FW de JS). Eu mesmo iniciei recentemente na programação com Java em sistema ERP legado.
Tem outros fatores também, tipo localização. Ainda tem MUITA vaga presencial, e se você estiver num centro populacional vai ter muito mais oportunidade também.

Collapse
 
zangassis profile image
Assis Zang

Fala Guilherme! Obrigado por compartilhar sua experiência. Concordo plenamente com você, Java está um pouco ofuscado no meio de tanta linguagem quando o termo é incentivo.
Mas o que parece é que muitas empresas utilizam Java, na empresa de consultoria onde trabalho atualmente, das 6 oportunidades de recrutamento interno, 5 delas são pra Java e todas de empresas diferentes, e realmente legado é algo que toda empresa tem.