DEV Community

zmsoft
zmsoft

Posted on

Opiniões e pesquisas sobre as mudanças nas regras de publicação do Google Play

Introdução

Olá, registrei-me como desenvolvedor Android no final de dezembro passado.

Espero que você se interesse e confira meu artigo anterior.
A maneira mais fácil de obter 20 testadores gratuitamente

Desta vez, com base em minha experiência real com as novas regras.

  • Por que a mudança de regra foi feita
  • O impacto da regra de 20 pessoas sobre os desenvolvedores individuais
  • O efeito e o impacto no mercado de aplicativos
  • Os objetivos do Google
  • Como a regra será alterada no futuro

Eu gostaria de refletir sobre o exposto acima.

Público-alvo

Desenvolvedores individuais que se registraram ou planejam se registrar como desenvolvedores após novembro de 2023
Desenvolvedores de Android que publicaram seus aplicativos na PlayStore

Objetivo da regra de 20 pessoas

Primeiro, deixe-me explicar o objetivo dessa regra. O objetivo dessa regra é garantir a qualidade da seguinte forma.
Página oficial

Os desenvolvedores que usam as ferramentas de teste do Play Console com frequência antes da publicação conseguem oferecer experiências de alta qualidade, levando a classificações mais altas e maior sucesso no Google Play.

Impacto sobre desenvolvedores individuais

Agora, gostaria de considerar como essa regra afetará os desenvolvedores individuais na prática. Nesse sentido, primeiro descreverei o que eu mesmo fiz para concluir o teste fechado e minha experiência real.

Experiência real: O que eu fiz

Para o teste, fiz o seguinte.

  • Solicitei a ajuda de membros da família
  • Pesquisa sobre como recrutar testadores
  • Introduzi o serviço de rede social
    • Discórdia
    • Reddit
  • Contato via GoogleGroups

Primeiro, pedimos aos membros da família que fossem os testadores disponíveis. É claro que não tínhamos testadores suficientes, então pesquisamos e encontramos muitos serviços que exigem dinheiro para serem instalados e executados em 20 dispositivos, mas havia muito pouca informação sobre como reunir testadores. Descobri o Discord no YouTube e comecei a usá-lo. A partir daí, começamos a testar com outros desenvolvedores, mas não era suficiente porque estávamos desenvolvendo vários aplicativos. Portanto, registrei-me no Reddit e entrei em outros grupos de testadores e abordei outros membros do grupo para trocar testes.

Experiência na vida real

O que eu ganhei foi a agressividade de entrar em contato com outros desenvolvedores e o que eu perdi foi tempo.

Minha expectativa em relação aos testes é melhorar a qualidade, mas, sinceramente, senti que os testes não contribuem muito para a qualidade. Quando penso em testar os aplicativos de outros desenvolvedores, percebo que é mais provável que eu teste aplicativos que não me interessam e, mesmo que me interessassem, eu não gastaria tempo para testá-los seriamente. É claro que alguns desenvolvedores me indicam coisas e eu indico coisas que percebo, mas, como não tenho muito tempo para fazer testes, a maioria das coisas que indico são superficiais e são coisas que eu já sabia que seriam corrigidas. Se eu tivesse tido tempo para encontrar um testador, poderia ter corrigido o problema desde o início. (Houve algumas exceções, como funções básicas que não funcionavam em determinados dispositivos, mas tive a impressão de que as falhas em dispositivos específicos eram mais prováveis de serem encontradas no teste automático realizado no momento do registro no PlayConsole).

Nesse sentido, não havia muito a ganhar em termos de qualidade do software.

Impacto no mercado de aplicativos

Então, se olharmos para o mercado de aplicativos e considerarmos o objetivo do Google de melhorar a qualidade geral do mercado, precisamos considerar como os dois fatores a seguir funcionam juntos.

  • Triagem de aplicativos (desenvolvedores) de baixa qualidade
  • Perda de tempo para cada desenvolvedor de aplicativos

O Google parece esperar que a melhoria da qualidade não mencione o segundo fator e se concentre inteiramente no primeiro, mas será que esse é realmente o caso? Acredito que o segundo terá um impacto maior sobre a qualidade do mercado como um todo. Isso ocorre porque o que vemos na PlayStore é apenas uma pequena fração do que foi lançado ou, para ser franco, "o topo de linha". Mesmo que o número de aplicativos novos e não utilizados diminua, a qualidade do ponto de vista do usuário não mudará. Se você é um desenvolvedor que realmente lançou um aplicativo, sabe como é difícil encontrar seu aplicativo na loja. Por outro lado, a perda de tempo para cada desenvolvedor de aplicativos afetará todos os desenvolvedores individuais e a qualidade do mercado.

O verdadeiro objetivo do Google?

Será que o Google, um grupo de gênios, não está pensando no que descrevi até agora? É claro que não. Uma coisa que me vem à mente é o custo da triagem. Quanto mais aplicativos forem registrados, mais pessoas estarão envolvidas no processo de análise. Agora que há um número suficiente de aplicativos disponíveis, o custo "não vale a pena" para o Google, portanto, eles querem reduzi-lo. Se "não vale a pena", então aumentar a taxa de registro do desenvolvedor seria uma opção. A razão pela qual eles não aumentaram o preço é porque não queriam fazer uma declaração que levasse as pessoas a perceber que o custo "não vale a pena" e também não queriam prejudicar a imagem da empresa aumentando o preço. Em minha opinião, eles decidiram mudar as regras para fazer com que o excedente de desenvolvedores individuais pagasse por isso sob o pretexto de "qualidade". Não tenho certeza se há outros motivos para isso, mas me parece que ainda é difícil para os desenvolvedores individuais.

Como as regras serão alteradas no futuro?

As regras reduzirão ainda mais o custo da revisão, ampliando o escopo das regras. Para o Google, que pode já ter determinado que aplicativos suficientes (ou desenvolvedores corporativos) já estão disponíveis, não é suficiente reduzir a análise de "aplicativos de novos desenvolvedores", pois eles gostariam de reduzir o custo da análise de "aplicativos de desenvolvedores existentes que continuam a criar novos aplicativos". Se isso acontecer, esse problema não será estranho para os desenvolvedores existentes.

Finalmente

Obrigado por dedicar seu tempo para ler este longo artigo e reserve um momento para responder à nossa pesquisa sobre a política da regra de 20 pessoas.
Por favor, reserve um momento para preencher a pesquisa em Questionário
Em princípio, se você responder em um formato de escolha, poderá ver o detalhamento, portanto, use-o como referência para ver o que outros desenvolvedores pensam sobre o assunto.

Top comments (0)