DEV Community

Cover image for Por que a sua desorganização financeira vai acabar com a sua carreira de dev!
Alex Sandro
Alex Sandro

Posted on • Updated on

Por que a sua desorganização financeira vai acabar com a sua carreira de dev!

Pessoas desenvolvedoras em sua grande maioria não tem a menor noção do quão perigoso é não ter educação financeira básica.

Segundo o InfoDados, uma pessoa que ganha R$3.500 já está acima de 80% da população brasileira em receita. Mas como assim vemos tantas pessoas desenvolvedoras em redes sociais reclamando de falta de dinheiro?

1. Prólogo

Olá, tudo bem? Eu me chamo Alex e sou um desenvolvedor focado em JS, atualmente atuo com React Native, mas estou sempre ativo no mundo da web. Bom, hoje quero compartilhar com vocês um dos possíveis calcanhares de Aquiles de muitos devs JRs (especialmente no Brasil), a sua organização financeira ou desorganização financeira no caso.

“Mas Alex, o que eu estar no vermelho, ou sem uma reserva de emergência influencia no meu desempenho/desenvolvimento como dev?”

  • Dev Junior

Pra isso vamos ao decorrer desse artigo algumas situações e resoluções.

2. Problemática

Você já se pegou em alguma situação no seu atual emprego onde ficou pensando: “Cara, se eu não der conta de entregar isso em um prazo impossível, vou perder meu emprego!”, “Nesses últimos dias estou com um mental bem ruim, isso vai acabar me fazendo perder meu emprego” ou pior ainda “Estou em um ambiente de trabalho horrível mas não posso perder esse emprego”.

Bom, se essas frases acima ou alguma similar já passaram pela sua imaginação, e a sua atual situação financeira foi um checkmate para você continuar simplesmente as aceitando, saiba que isso está atrapalhando a sua evolução como desenvolvedor.

Bom, de certa forma é simples, você tem boletos a pagar e o medo de sujar o seu nome vai acabar não só te mantendo em empregos ruins, aceitando situações indesejadas, mas vai te impedir de evoluir.

Vamos a um exemplo do seu dia a dia:

  • Você trabalha diretamente com diretores e pessoas com cargos bem altos na empresa.;
  • Certo dia uma dessas pessoas te pede para fazer uma nova feature, você a analisa, pensa em como vai desenvolver e encontra várias brechas de segurança, usabilidade e coisas afins, mas você acha que não é capaz de desenvolver essa feature cumprindo todos os requisitos;
  • Você não leva essa informação pra frente, pois você pode estar preso no pensamento: “Puts, se eu chegar com um monte de falha que eu não sou capaz de corrigir posso acabar perdendo meu emprego!”.

Tendo essa situação acima, você:

  1. Percebe como isso vai te travar em vários momentos?
  2. Você não vai conseguir dizer um simples não para algo impossível pelo medo de perder o emprego?

Isso vai te manter preso em empregos horríveis, com jornadas de trabalhos irreais, vai te fazer arrumar um segundo emprego e acabar com a sua saúde mental simplesmente para você comprar aquele MacBook Pro antes da hora.

Se você não tem a sua vida financeira organizada, toda a sua jornada como dev vai estar comprometida, você vai ficar estagnado tendo que trabalhar muito pra simplesmente pagar contas, não vai conseguir investir seu tempo para evoluir na carreira.

Talvez você chegue ao nível de ter que mudar de um emprego bom para um emprego terrível por 500 reais a mais e isso simplesmente por conta de dívidas.

Tá entendendo onde eu quero chegar?

3. Reflexão

A sua organização financeira além de te ajudar em momentos difíceis como layoffs e coisas do tipo, vai te possibilitar dizer sim para novos desafios dentro e fora do seu atual trabalho.

Você vai poder aceitar novos desafios no seu trabalho atual sem medo de não conseguir entregar a demanda porque você vai ter dentro da sua consciência o famoso:

“Nem ligo se eu não conseguir entregar, se eu for demitido eu não preciso trabalhar por 1 ano.”

  • Dev Pleno

Você vai poder migrar para uma vaga no exterior sem preocupações se vai ou não vai dar conta, sabe o motivo?

“Aaaa se eu não der conta que se dane, eu tenho uma reserva de emergência para 1 ano todo”.

  • Dev Pleno

4. Conclusão

Bom, espero que isso te ajude, assim como me ajudou, e comece a partir de hoje a cuidar melhor do seu dinheiro.

Comenta ai embaixo sobre seus perrengues financeiros, e se eles atrapalharam na sua evolução como dev.

Caso queira me acompanhar por aí, me siga nas minhas redes, sinta-se livre para conversar comigo sobre o mundo do desenvolvimento e afins.

Isso é tudo pessoal, vejo vocês logo mais ^^

Top comments (2)

Collapse
 
martygo profile image
Martins Gouveia

Muito bom artigo.

Collapse
 
reenatoteixeira profile image
Renato Teixeira

excelente ponto! ótimo artigo 🙌🏻