DEV Community

Antonio Moura
Antonio Moura

Posted on

Algumas razões me motivaram a aprender JavaScript e, posteriormente, Node.js:

Image description

Quando iniciei minha jornada no desenvolvimento web em 2017, um dos meus primeiros objetivos era aprender uma linguagem de programação e entrar nesse mercado de maravilhoso de desenvolvimento. Fazendo pesquisas na net, percebi que linguagens como Python, Java e Php eram linguagens extremamente populares. Muitas pessoas enfatizavam X linguagem deveria ser a primeira a ser aprendida, pois se tratava de uma linguagem de alto nível com uma sintaxe mais simples.

Outra informação que eu ouvia com frequência era que o JavaScript era destinado apenas ao frontend e não era uma escolha ideal para o backend(Muita gente ria do nosso JS kkk). Entretanto, no meu caso priorizei o mercado para essa escolha, observei que o JavaScript oferecia uma quantidade significativa de vagas para iniciantes, superando a média de outras linguagens. Essa tendência aumentou com a chegada do Node.js que ainda estava na versão 6 se me recordo bem e, posteriormente veio, a consolidação do React no frontend com o Angular e depois com o brabo do react, juntamente com a chegada do TypeScript trazendo aquela galera que tinha um pé atras com o JS pela falta de tipagem de forma simples. Além disso, a consolidação de frameworks como Express.js e Nest.js no backend contribuiu para o meu considerável crescimento profissional.

Agora, uma linguagem originalmente voltada para o frontend podia ser utilizada também no backend, facilitando assim minha transição para a posição de desenvolvedor fullstack de maneira mais rápida.

Elenquei 7 fatores que me fazem ser apaixonado pelo JS:

  1. Grande Aplicabilidade: JavaScript é uma linguagem versátil que pode ser usada tanto no frontend quanto no backend. Essa capacidade de atuar em ambos os lados da aplicação (fullstack) tornou-se um atrativo significativo para mim, permitindo desenvolver aplicações completas sem a necessidade de aprender diferentes linguagens.

  2. Popularidade e Comunidade Ativa: JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares, com uma comunidade ativa e vibrante. A quantidade de recursos, tutoriais e comunidades online disponíveis facilitam o aprendizado e fornecem suporte contínuo.

  3. Ecossistema Robusto: JavaScript possui um ecossistema vasto e robusto, com uma ampla variedade de bibliotecas e frameworks. Isso facilita o desenvolvimento rápido e eficiente de aplicações, economizando tempo e esforço.

  4. Demanda no Mercado de Trabalho: Ao perceber a alta demanda por desenvolvedores JavaScript no mercado de trabalho, especialmente com a ascensão de tecnologias como Node.js, percebi que aprender essa linguagem seria uma escolha estratégica para aumentar minhas oportunidades de emprego.

  5. Node.js e Desenvolvimento do Lado do Servidor: Ao descobrir o Node.js, percebi que poderia utilizar JavaScript no lado do servidor. Isso oferece a vantagem de ter uma linguagem consistente em todo o desenvolvimento da aplicação, facilitando a comunicação entre frontend e backend.

  6. Eficiência na Manipulação do DOM: No frontend, JavaScript é essencial para interações dinâmicas e manipulação do Document Object Model (DOM). Essa capacidade de criar interfaces interativas e responsivas foi um fator crucial para minha decisão.

  7. Flexibilidade e Agilidade: JavaScript é uma linguagem flexível que permite diferentes estilos de programação. Sua natureza dinâmica e a capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças no desenvolvimento tornam-na uma escolha ágil para projetos em constante evolução.

Ao combinar esses fatores, percebi que aprender JavaScript com Node.js, não apenas me proporcionaria habilidades versáteis em diversos contexto, mas também abriram portas para oportunidades profissionais. Obrigado JS <3, em outro texto vou trazer um pouco da minha experiencia com outra linguagem queridinha Golang.

Top comments (0)