DEV Community

Roberson Miguel
Roberson Miguel

Posted on

O que é um Brag Document?

Como um DevRel, uso o Brag Document para mostrar os meus feitos, habilidades técnicas e atividades de advocacy em comunidades de desenvolvedores.

Mantenho esse documento sempre atualizado com minhas contribuições mais recentes, projetos, palestras, workshops e qualquer outra atividade relevante. Isso me permite compartilhar os meus feitos com minha gerência e garantir que todos saibam que auxiliei a comunidade de desenvolvedores.

Quando falo em apresentações, palestras e eventos, uso o documento para lembrar de coisas importantes que quero destacar. Isso me ajuda a manter minhas apresentações focadas e relevantes.

Também é útil para revisões periódicas de desempenho com minha liderança. Ao utilizar este registro como uma fonte de referência, tenho a garantia de que minhas conquistas sejam reconhecidas e consideradas em avaliações de desempenho.

Quando estou em busca de uma promoção ou aumento salarial, ele se torna uma base sólida para apoiar a minha solicitação. Esse documento mostra as minhas realizações e contribuições para a comunidade de desenvolvedores, reforçando minha posição nas negociações.

Ao participar de eventos de networking e interagir com outros profissionais da área, o Brag Document é uma ferramenta poderosa para compartilhar minhas competências e experiências. Isso pode abrir portas para colaborações e projetos futuros.

Uso esse registro como ponto inicial para criar um resumo atualizado ou uma página de perfil pessoal em plataformas profissionais, como o LinkedIn. Esses materiais de marketing pessoal ajudam a mostrar as minhas realizações de forma simples e direta, e tornam-me mais conhecido entre os desenvolvedores.

Como DevRel, é importante ter bons relacionamentos com os desenvolvedores e mostrar os meus conhecimentos técnicos e especializados. O Brag Document é uma ferramenta eficaz para comunicar esses pontos de maneira clara e coerente.

Abaixo estão alguns pontos que você pode usar como modelo de Brag Document como um Developer Relations (DevRel):

  1. Atividades e Contribuições em Comunidades de Desenvolvedores:

Liste as principais atividades e contribuições que você realizou em diferentes comunidades de desenvolvedores. Isso pode incluir participações em eventos, palestras, workshops, webinars e qualquer outra forma de compartilhamento de conhecimento técnico.

  1. Projetos e Códigos:

Destaque projetos de código aberto que você contribuiu ou liderou. Inclua links para repositórios relevantes no GitHub ou outras plataformas.

  1. Artigos e Publicações Técnicas:

Liste artigos técnicos, tutoriais ou posts em blogs que você escreveu ou contribuiu. Forneça links ou referências para cada um deles.

  1. Participação em Comunidades Online:

Mencione os grupos, fóruns ou comunidades online onde você é um membro ativo e como você contribui para esses espaços.

  1. Liderança em Eventos e Organizações:

Se você teve algum papel de liderança na organização de eventos técnicos ou em comunidades de desenvolvedores, destaque essas responsabilidades.

  1. Feedback e Suporte:

Se você deu feedback, suporte ou mentoring para outros desenvolvedores, destaque essas contribuições.

  1. Prêmios e Reconhecimentos:

Liste qualquer prêmio ou reconhecimento que você tenha recebido por suas contribuições na área de Desenvolvedor de Relações.

  1. Resultados e Métricas:

Se possível, inclua algumas métricas ou resultados tangíveis que demonstram o impacto positivo de suas atividades, como aumento no número de desenvolvedores na comunidade, crescimento de seguidores nas redes sociais ou aumento no engajamento em eventos.

  1. Depoimentos ou Recomendações:

Se você tiver depoimentos ou recomendações de colegas, desenvolvedores ou líderes de comunidades, considere incluí-los no documento.

Lembre-se de que o Brag Document deve ser uma representação honesta e precisa de suas contribuições e realizações como DevRel.

Personalize-o de acordo com suas atividades específicas e mantenha-o sempre atualizado, pois será uma ferramenta importante para demonstrar seu valor e especialização em sua área de atuação.

Top comments (5)

Collapse
 
jessilyneh profile image
Jessilyneh

Excelente texto! Eu mantenho o meu sempre atualizado

Collapse
 
biosbug profile image
Roberson Miguel

Qdo comecei não fazia ideia da importância

Collapse
 
pachicodes profile image
Pachi 🥑

Isso é tão importante!
Ótimo artigo

Collapse
 
biosbug profile image
Roberson Miguel

Obrigado Pachi!!

Collapse
 
artu_hnrq profile image
Arthur Henrique

Bacana heim? Eu ainda não tinha visto dessa maneira... Me trouxe umas ideas aqui