DEV Community

BR7T
BR7T

Posted on

Mudando tudo...

Hoje estou iniciando minha "Jornada" para aprender algo novo e gostaria de compartilhar um pouco de tudo que estou passando. Sou um jovem que busca desde meus 17 anos uma nova paixão e algo que me dê vontade de seguir uma carreira de vida, visto que minha última grande paixão era o esporte, mas por ego de alguns treinadores, acabei deixando esse sonho de lado. Com 17 anos, então, iniciei meus estudos em programação, de início só brincando com Python, que estava super na moda e todos os anúncios que via eram sobre essa linguagem do futuro.

Gostei de brincar nela e me sentia muito bem criando algo e vendo funcionar, apesar de ser algo muito cru e simples, sem nem saber nada sobre uma real aplicação. Então, junto a isso, comecei a buscar cursos e descobri que uma escola técnica da minha cidade, muito reconhecida, havia aberto vagas para um curso na parte da noite. Foi como uma luva para mim, estudei e passei no vestibulinho com uma nota de se invejar. Comecei o curso e me deparei com professores exemplares e que tinham uma metodologia de ensino muito interessante, outros professores com uma bagagem muito grande de conhecimento, mas com uma falha na hora de se expressar.

Me apaixonei novamente por algo, estava bobo de tão divertido que estavam sendo as aulas, eu tinha certeza de que era algo que gostaria de seguir. Fui um dos destaques da sala, junto com outros amigos que fiz durante o curso, me dediquei e consegui o estágio na mesma escola técnica, onde consegui demonstrar ao professor que nos coordenava uma facilidade com aquilo que fazia, mas essa fase durou muito pouco. Recebi a proposta de um trabalho CLT para auxiliar de tecnologia; estou neste trabalho até hoje, mas não é nada sobre as pessoas, lugar ou funções, pois adoro o trabalho em que estou, mas não é algo que me apaixone, pois é voltado muito mais para o cara do TI do que para um desenvolvedor, o cargo que eu sinto que pertenço.

Me desanimei um pouco e virei aquele desenvolvedor na média, fazendo projetinhos pokelixo em React e tentando me enganar que aquilo seria um passo para minha tão sonhada vaga de desenvolvedor, mas nem eu acreditava nessas mentiras. Mas fazer o quê? Estava tudo desabando à minha volta, com minha cabeça voltada a problemas e possivelmente passando pela síndrome do impostor (admito que esse texto é uma última tentativa de me motivar novamente). Conheci o trabalho de diversos caras no YouTube que ainda me ajudam demais, o Lucas Montano com seus morangos e notícias da área, o Galego me mostrando como pensar fora da caixa e mostrando outras realidades dessa área, sem esquecer do Mano Deyvin, que tem me ajudado a abrir os olhos de como eu estou andando com a média e quero me destacar com isso. Tem diversos outros que poderia citar, como o Fiasco, que é muito bom em trazer para o mundo real explicações complexas.

Acho muito difícil alguém reagir a esse longo desabafo, mas gostaria de comentar que hoje estou tentando girar a chave. Estou iniciando projetos reais, os quais quero, acima de tudo, aprender para me preparar. Vou usar um framework diferente, apesar de ser baseado em JS, no caso o Solid, que parece muito bom no papel; quero ver na prática. Vou usar também o SCSS, que já me é bem familiar, mas que vai ser bom para entrar na temática de no-brackets que vou tentar buscar usando Python, voltando para as raízes. Minha ideia vou deixar cozinhando, pois acredito que pode ser muito boa e não gostaria de ver um possível produto meu sendo feito por outra pessoa. Acho que isso é tudo, não quero transformar isso em um diário, mas quem sabe...

Top comments (0)