DEV Community

Camila Ferreira
Camila Ferreira

Posted on

Como voltar a estudar sobre boas práticas está mudando a forma que eu desenvolvo (e alguns motivos para você estudar também)

Projetos com escopo grande e prazo apertado são aqueles momentos em que você aprende muito sobre soft skills, comunicação, autoconhecimento e outras coisas, mas e a parte técnica? É muito difícil se manter atualizado e até seguir boas práticas que você já conhece muito bem quando o prazo é apertado. E quando o dev sai daquele projeto em que tudo é pra ontem para um projeto com um prazo um pouco mais tranquilo e um espaço maior para boas práticas?
É exatamente isso que está acontecendo comigo há alguns meses. Nas primeiras semanas você tenta entender aquele código que parece diferente daquelas gambiarras que você costumava fazer na pressa, algumas coisas na hora da code review não passam, tem que criar testes unitários antes de subir.
Nas primeiras semanas a sindrome do impostor bate muito forte, bem pesado, mas depois de 2-3 reviews que passam direto você respira e pensa "estou me acostumando" mas você começa a perceber uma coisa muito interessante, existe um oceano azul de coisas que são essenciais para um desenvolvedor aprender, e que eu iria além em dizer, que são fundamentos e nem são mencionadas em faculdade.
Todo mundo sabe que orientação a objetos é importante saber um pouco, protocolos de comunicação também, entender um pouquinho de HTML, CSS e Javascript é básico mas e boas práticas? Uma coisa tão importante que pode até definir o destino de um projeto e pouco se fala disso, vemos uma enxurrada de vídeos sobre como criar um To Do com React.js ou uma API Rest de produtos com Spring Boot mas e conteúdos para iniciantes para que eles desde o início comecem a pensar em boas práticas como um processo essencial do desenvolvimento de software? Bom, mas o post não é exatamente sobre isso, esse post é pra falar o porquê você precisa começar a aprender boas práticas e por isso eu vou voltar a história que estava contando sobre meu novo trabalho.
Estar em contato com pessoas que entendem bastante sobre boas práticas, que estão constantemente falando sobre separação de responsabilidades, SOLID, Design Patterns, testes unitários e outras coisas está sendo essencial para mim porque eu estou correndo atrás para entender mais sobre essas coisas que já tinha estudado em um tempo atrás mas parei.
E por que deveríamos estudar boas práticas independente da senioridade? Código limpo é mais barato. Se você já participou de um projeto com prazos apertados provavelmente em algum momento muitas funcionalidades voltaram com alguns bugs e isso é normal, quando estamos desenvolvendo com pressa não contamos com casos que podem acontecer no dia a dia e isso acaba gerando algum bug, e quando você precisa alterar algo naquele código cheio de gambiarras demora um tempo considerável.
Seguir boas práticas sempre será útil, especialmente nesses casos, pois escrever código com qualidade evita retrabalho e bugs que podem afetar a experiência do usuário.
Atualmente tenho focado em entender mais sobre boas práticas sabendo de sua importância. Código limpo, implementar princípios SOLID, criar testes unitários, saber alguns design patterns não são exigências sem sentido mas sim uma forma de definir o sucesso ou o fracasso de um projeto.

Top comments (0)