DEV Community

Cover image for Blocknator: da ideia ao lançamento
Paulo Porto
Paulo Porto

Posted on

Blocknator: da ideia ao lançamento

Blocknator Logo

No dia 17/10/2021 tomei uma decisão, e a minha decisão foi transformar um hobby em mais uma profissão, e que eu iria dedicar meu tempo livre para alcançar este objetivo. Para isso, eu precisaria da experiência completa do desenvolvimento de um jogo. Do início ao fim, ou seja, da programação até sua publicação nas lojas.

Hoje, com orgulho, concluí este objetivo. O Blocknator, é o meu primeiro jogo publicado! E ele está disponível no Steam e no Google Play!

Agora, vamos falar dessa experiência?

Antes de iniciar o desenvolvimento eu precisei dar dois passos. O primeiro foi colocar um prazo para a conclusão do desenvolvimento. Então, decidi que esse prazo seria de 3 meses, pois a minha meta era ter o jogo pronto até o final de janeiro. O segundo passo foi definir o escopo do jogo. O que eu poderia criar em 3 meses? Todas as minhas ideias eram grandes demais para esse tempo, então decidi reimaginar um clássico com uma jogabilidade nova e, claro, novas features.

Mas afinal, o que é Blocknator?

Blocknator é um jogo casual de acumular pontos. Tudo o que você precisa fazer é encaixar as peças no tabuleiro 3D e assim que você preencher um andar as peças são destruídas e você acumula pontos. Simples assim!

Image description

Há a possibilidade do jogador escolher o tamanho do tabuleiro e diferentes níveis de dificuldade. O jogo permite que cada jogador escolha as configurações de como quer jogar e a dificuldade se mantém até o final da partida.

A organização do projeto

Para organizar as ideias, features e atividades utilizei a metodologia Kanban dentro do Trello. Criei 6 colunas (não necessariamente nessa ordem): solução de bugs, arte e design, code, tradução e outros, configuração das lojas, prova de conceito e, claro, a concluídas.

A Jogabilidade

A ideia inicial era que as peças girassem em todos os eixos, porém existiam peças com mais de 16 posições, o que complicava a jogabilidade. Após jogar bastante, decidi que o melhor era limitar o giro em dois eixos e que o número ideal de posições de uma peça seriam 8. Além disso, reaproveitei quase todas as peças do clássico e também criei peças novas, são elas:

U
U

Box
Box

Meio L
Meio L

Meio i
Meio i

Dot
Dot

Chicken Feet
Chicken Feet

Algumas das peças novas são raras dentro do jogo, pois elas têm um encaixe mais difícil. Outra mudança foi deixar o usuário posicionar e girar a peça antes dela cair no tabuleiro (no clássico você gira e posiciona a peça ao mesmo tempo em que ela vai descendo). Com esse contexto em mente, imagine toda essa mecânica em um tabuleiro 3D. Você não acha que seria muito complicado?

Sobre a Logo do Blocknator, eu optei por contratar um bom designer para executar este trabalho, uma vez que o design está muito longe da minha área de atuação.

Já a GUI (Graphical user interface), sons e músicas, ao invés de contratar um designer, eu visitei diversas lojas de assets e comprei os que combinavam com o estilo do meu jogo. Alguns sons eu mesmo fiz usando o Audacity.

Após construir os componentes base para a GUI, criei duas branches no projeto, uma para focar em celulares e outra para PCs. Isso porque no mobile, a GUI atual era ruim. A ideia inicial era usar o celular deitado, mas havia muito espaço desperdiçado e o tabuleiro estava pequeno na tela. Então, decidi mudar a visão do tabuleiro e ficou excelente em portrait (celular em pé), mas acabei ganhando um novo problema: havia muitos botões de comando, quatro do direcional, três para câmera, dois para rotacionar a peça, um para colocar a peça no tabuleiro e outro para o pause. No entanto, este problema foi solucionado rapidamente por minha esposa, que propôs a utilização do touchscreen para executar os comandos. Essa foi uma excelente ideia que reduziu a quantidade de botões para 6!

Tela mobile

Sobre a tradução para outros idiomas

Eu queria muito que Blocknator tivesse uma boa tradução para Inglês e Espanhol. Para isso, pedi ajuda aos meus amigos e graças às indicações deles, eu contratei dois tradutores para o jogo.

Pré-lançamento e feedbacks

Fiz uma campanha no meu Instagram pessoal para pedir aos meus amigos que baixassem e testassem o jogo para me enviar feedbacks (neste momento o jogo estava disponível na Google Play como Internal Test). Agradeço a todos que contribuíram nesta etapa novamente, pois sem vocês eu não seria capaz de implementar as melhorias e a correção de alguns bugs.

Onde o Blocknator está publicado?

Google Play

Há anos eu não entrava na minha conta de desenvolvedor da Google Play, por isso demorei um pouco para me acostumar com o console. Apesar de complicado, existe um wizard que te ajuda a preencher todos os campos necessários. Para completar o wizard, precisei criar um site para o jogo e os “Termos de Privacidade”. Além disso, você pode colocar preços diferentes para cada país, excluir dispositivos e criar listas de e-mail de usuários de teste. O console da Google Play é bastante completo e para você receber o dinheiro das vendas, é necessário ter uma conta bancária em dólar no Brasil.

Steam

O processo de publicação na Steam foi novidade para mim. É necessário pagar 100 dólares para publicar cada jogo (mesmo os gratuitos). Além disso, após o primeiro pagamento, é necessário preencher os dados de uma conta bancária em dólar no Brasil e um formulário de impostos. Pode ser complicado para pessoas que nunca fizeram isso (para mim foi!). No meu caso, fui contactado algumas vezes para enviar documentos que comprovem minha residência no Brasil. Depois de ter o cadastro aprovado (pode demorar alguns dias) você pode cadastrar seu jogo. O cadastro do jogo na Steam me pareceu menos amigável do que o do Google Play. A Steam também tem um wizard para te ajudar, e existem vários vídeos no Youtube para te auxiliar.

Conclusão

Após todos esses meses de trabalho, posso dizer que valido minha decisão de investir meu tempo livre em um projeto que tenho gostado cada dia mais, e a experiência que estou acumulando é o que irá impulsionar a construção dos meus próximos jogos. Agora, te convido a fazer parte da comunidade de jogadores do Blocknator! Inclusive, seu feedback será muito bem-vindo, além de importante para minha constante evolução.

Gostou do conteúdo?

Para me apoiar você já sabe, né? Compartilhe o artigo e, claro, você pode comprar meu jogo nas lojas!

Obrigado por chegar até aqui, e até a próxima!

Clique aqui para acessar a página oficial do jogo.
Adquira Blocknator no Steam aqui.
Adquira Blocknator no Google Play aqui.

Top comments (1)

Collapse
 
emersonbechert profile image
emersonbechert

Boa tarde, consegue me chamar no whatsapp é sobre o script do servidor de live