DEV Community

Cibele Santos
Cibele Santos

Posted on

Você nāo está começando do zero !!

Assim como todo mundo ao fazer uma transição de carreira, tinha esse sentimento de "Vou começar do zero", demorei um pouquinho para entender que isso nāo era verdade. 



Contando um pouco da minha história e contextualizando onde quero chegar, me formei em Gestāo Comercial, era e sou apaixonada por vendas(pasmem, todo mundo tem um pouco de vendedor, principalmente nós desenvolvedores, precisamos sempre "vender" nosso trabalho, uma feature, uma ideia nova e etc).

Era executiva de contas em uma distribuidora farmacêutica, porém sentia minha carreira estagnada, decidi entāo cursar Gestāo em Tecnologia da Informaçāo. 

Na primeira graduaçāo havia conhecido Big Data , CRM e dados, decidi entāo que iria migrar para área de analise de dados, ao conhecer front-end, me encontrei e percebi que nāo estaria começando do zero e que minha experiência em vendas poderia agregar em minha nova carreira.



Programar pode ter algumas definições como, desenvolver soluções, criar ideias, mas no fim tudo está centrado no cliente e atender/resolver uma necessidade ou problema, vendas nāo é diferente, o centro de uma venda é atender ao cliente, entāo minha experiência na analise da necessidade do cliente, me ajuda e agrega a desenvolver pensando no usuário, na sua necessidade e melhor experiência. Entāo além dos meus conhecimentos técnicos adquiridos em minhas entrevistas de emprego e mais do que isso, na minha rotina de trabalho, sempre trago a bagagem de entender e atender o cliente e suas necessidades. 



Se posso deixar aqui dicas para quem quer ou está pensando em migrar de área é:



1 - Você nāo está começando do zero, tente trazer essa bagagem de conhecimentos para carreira que quer alcançar(e isso vale para qualquer área nāo necessariamente apenas TI). 

2 - Quer iniciar na programaçāo, mas nāo sabe pode onde? Procure entender áreas possíveis para atuar, como backend, front-end e mobile.


3 - Independente de qual área escolheu, comece aprendendo lógica de programaçāo, é a base para te tornar um excelente profissional (eu sei, eu entendo a necessidade e ansiedade de colocar a ˜māo na massa˜ e sair comando todas as suas ideias, mas nāo pule etapas). 


4 - Após entender a lógica, procure linguagens de programação da área que escolher(backend, front-end, mobile), minha dica é: tente entender o mercado, veja quais linguagens estāo em alta, que possuem mais vagas de emprego

.
5 - Estude, youtube, udemy e outras plataformas tem cursos gratuitos.


6 - Pratique, procure exercícios, monte um portfólio.

Dica bônus:

Nāo caia na ideia que você ficará milionário em TI, os salários sāo atrativos sim, porém nāo é fácil, entāo só faça se realmente gostar, virar madrugada resolvendo algum bug, ter prazos apertados em sprints(se acostume com o termo), pressāo na entrega, sāo coisas rotineiras de um dia a dia de desenvolvedor. 

Mas calma, nāo quero te assustar, apenas mostrar que como em qualquer outra profissāo nem tudo sāo flores, mas caso mesmo assim quiser continuar, bem vindo(a) a esse lado da força, desde o primeiro dia de minha transiçāo de carreira tenho a certeza que fiz a escolha certa.



Dica bônus 2:

Você nunca vai se sentir pronto o bastante para o mercado de trabalho, sempre vai bater uma insegurança ao se candidatar para uma vaga, mas seja real sobre seus conhecimentos, mostre o que construiu com seu portfólio e que estará disposto(a) a aprender e nāo esqueça…



Você nāo está começando do zero !!!

Top comments (2)

Collapse
 
laerciolopesll profile image
LaercioLopesLL

Faz todo sentido, sempre tive essa noção.
Todo conhecimento numa outra área pode vir a agregar muito bem na programação.

Collapse
 
cibsantos profile image
Cibele Santos

Exatamente Laercio, muita gente se preocupa com as skills técnicas, mas a comunicaçāo, analise da necessidade daquele problema, entender o cliente, faz toda diferença e tem me ajudado muito !!