DEV Community

@dyhalmeida
@dyhalmeida

Posted on

Para que serve o .gitignore e o .gitkeep

Quando iniciei meus estudos em programação e descobri que existia o git para versionar meus códigos e o github para armazena-los em repositório, logo me perguntei. Como eu faço para não versionar determinados arquivos e pastas além de poder subir pastas vazias para o github? Foi então que descobri a função de dois arquivos. O .gitignore e o .gitkeep.

O .gitignore é um arquivo que criamos na raiz do nosso projeto para poder ignorar arquivos e pastas do versionamento.
Dentro do .gitignore colocamos todos os arquivos e pastas para serem ignorados pelo git.

Exemplo:

# Ignora todos os arquivos com extensão .txt
*.txt

# Ignora uma pasta
build

# Remove do .gitignore o arquivo .gitkeep dentro da pasta
!uploads/.gitkeep

Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Já o .gitkeep é um arquivo oculto pelo sistema que serve apenas para versionar pastas vázias, basta cria-lo dentro da pasta a ser versionada.

Top comments (2)

Collapse
 
ermerson profile image
Ermerson Rafael • Edited

Ótimo post. fiquei com uma duvida sobre o arquivo .gitkeep.

Porque qual motivo versionar pastas vazia?

Collapse
 
leonir_ad profile image
Leonir Deolindo

As vezes vc quer deixar definido alguns padrões do seu projeto.
Por exemplo quando vc tem uma pasta para testes unitários, mas ainda não tem testes. Em vez de criar um arquivo chamado ReplaceMe.file dentro da pasta Tests somente para a pasta constar no seu repo, vc só cria a pasta e pronto.

[]'s