DEV Community

Felipe Freitag Vargas
Felipe Freitag Vargas

Posted on

Mudando a experiência do trabalho

"Você ainda tem aqueles episódios de ter que parar de trabalhar uns dias por causa de stress?"

A pergunta me pegou de surpresa. Eu estava conversando com um dev com quem trabalhei há alguns anos e tive que parar um momento para tentar lembrar do que ele estava falando. É verdade, eu tive episódios de intenso stress no trabalho e algumas vezes cheguei no limite de parar de funcionar.

O curioso é que eu sequer lembrava que tinha passado por isso, de tão diferente que as coisas são hoje em dia.

O que mudou?

Não fui morar na praia, não abandonei a área de tecnologia nem mudei de trabalho, mas diria que minha experiência hoje é completamente diferente. Os desafios seguem aí: balancear data apertada para entregar projeto com criação de débito técnico, fazer o time render mais, contratar e treinar, resolver bugs em produção, conseguir a renovação de contrato com cliente, enfim, as coisas normais de desenvolvimento de software.

O trabalho em si teve mudanças, processos evoluíram, houve amadurecimento em vários aspectos. Mas o principal fator na redução do stress, e também aumento de produtividade, foi a mudança da minha relação com a experiência de trabalhar.

Hein? Experiência?

É como quando a arquitetura de um framework ou sistema "clica" e passa a fazer sentido, você enxerga como a coisa funciona e consegue trabalhar com ela de uma maneira totalmente diferente de antes.

O sistema não mudou, mas você agora navega por ele com mais habilidade.

No meu caso, o catalisador foram estudos sobre o entendimento da mente, que me levaram a procurar a mentoria da cbo.digital.
Na mentoria, tive Insights que me ajudaram a navegar todos esses desafios do trabalho e da vida pessoal.

Não é fácil traduzir um insight em palavras, já que ele é um fenômeno de "dar-se conta" de algo que de repente passa a ser óbvio, não em um nível intelectual, mas em um nível de vivência.

Dado esse porém sobre explicar insights, vou tentar: me dei conta que o stress não era algo criado das atividades do trabalho em direção a mim, "de fora pra dentro", mas sim a partir da minha percepção, "de dentro pra fora". Se a percepção muda, a experiência muda, independente do volume de coisas para fazer.

Já faz mais de três anos e insights seguem vindo, cada vez mais me mostrando que tudo pode ser ainda mais leve e tranquilo, mesmo em momentos críticos. Aliás, é muito mais efetivo e eficiente lidar com ações super importantes do trabalho a partir de um estado centrado e leve.

Um dos insights que essa experiência me trouxe foi a vontade de abrir a porta para ajudar mais devs a experienciarem um jeito de trabalhar com mais leveza: o desprograma, uma imersão online para devs que querem mais paz sem abandonar a área de tecnologia!

Top comments (0)