DEV Community

Rita Carolina for Feministech

Posted on • Updated on

Clientes com medo de freelancers?

Clientes com medo de freelancers?

Eu sou programadora e sempre estou atendendo clientes para desenvolver seus novos sites em Wordpress com e-commerce e blog. Conversando com uma cliente eu fiquei sabendo que duas de suas amigas passaram por problema com desenvolvedores independentes. Uma não entendia o que tinha sido feito, queria realizar alterações e estava brava que não conseguia de jeito nenhum. Já a outra não tinha autonomia para adicionar seus produtos no próprio e-commerce. Isso é um problema sério que eu trouxe para entendermos melhor o que está acontecendo e pensar o que pode ser feito para evitar esse tipo de situação.

Clientes de programadores independentes estão ficando traumatizados e com muito medo de fazer negócio com esse tipo de profissional (freelancers). Isso não é bom, porque nem todo mundo quer trabalhar em empresa.

Sim, eu sei que existem clientes que não querem nem saber o que acontece. Mas perceba que esses são a minoria. Se o cliente não entende o que vai ser feito e o porquê, ele pode naturalmente desenvolver um medo. O medo do desconhecido. É nossa responsabilidade como desenvolvedores independentes previnir que esse tipo de situação aconteça. Isso pode ser fácilmente resolvido se o responsável se dispor a explicar o procedimento e deixar tudo bem descrito no contrato.

Além do mais, se for o caso, criar uma analogia com coisas bem conhecidas pelas pessoas, isso facilita o entendimento. Por exemplo, eu cito que a hospedagem é igual a um computador, o site precisa ficar guardado em algum lugar e o computador é esse serviço que hospeda o site. Imagina se precisássemos deixar o computador ligado 24 horas por dia e com bastante segurança, quais os custos que teríamos? Por isso pagar uma hospedagem é necessário. Então de um jeito simples, com algo muito conhecido que é o computador, eu fui capaz de explicar o que é a hospedagem que a maioria das pessoas não entendem.

Entretanto, uma outra coisa é ter clareza no processo. Os clientes precisam saber o que vai acontecer depois de eles terem assinado o contrato, também precisam saber o que vai acontecer, em quantas etapas são e quanto tempo vai durar o desenvolvimento. Entretanto, é claro que não precisamos compartilhar nossa metodologia interna de trabalho ou em qual hora do dia vamos trabalhar. Mas precisamos sim descrever o processo, tal como:

Fase 1: Coleta de informações
Fase 2: Pesquisa e desenvolvimento do protótipo
Fase 3: Apresentação do protótipo
Fase 4: Início do desenvolvimento
Fase 5: Apresentação da entrega final
Fase 6: Configuração de servidores

Concluindo, tendo atenção a esses detalhes, mostra que você está interessado em resolver o problema do cliente da melhor forma. Antecipar as dúvidas do cliente e estar preparado com uma resposta é sinal de atenção ao trabalho que estamos prestando. É muito importante estarmos concientes do serviço que estamos prestando. Aproveita e compartilhe nos comentários como você lida com este tipo de demanda, pode ajudar outras pessoas.

Top comments (5)

Collapse
 
otavio99 profile image
otavio99

Já fiz um bom número de freelances e concordo com seu ponto de vista, ajuda principalmente a manter um bom relacionamento com o cliente no longo prazo. Parabéns pelo post!

Collapse
 
ritaalamino profile image
Rita Carolina

Que legal Otávio! Aconteceu algo parecido com você?

Collapse
 
otavio99 profile image
otavio99 • Edited

Sim, no caso o cliente que conheci pela upwork queria aprender python enquanto eu desenvolvia pra ele. Resumindo, tive que desenvolver o web app que ele queria enquanto ensinava o que eu tava fazendo. Foi interessante pois eu tive que parar pra realmente entender o meu processo de desenvolvimento (algo que não percebo naturalmente) e encontrar a melhor forma de explicar isso. No fim, o freelance foi se extendendo e hoje ja faz quase dois anos que desenvolvo para esse mesmo cliente. Acredito que eu ter me esforçado para explicar e até mesmo ensiná-lo foi o que o fez ter confiança em mim e continuar o desenvolvimento comigo. Ajudar o cliente a se sentir confiante sobre o que está sendo feito é essencial para formar uma relação duradoura (o que é bom pra nós pois se torna uma fonte de renda quase que estável )

Collapse
 
rregio profile image
Rodrigo Régio

Muito bom saber disso, sou desenvolvedor Jr, e estou querendo fazer freelancers, então toda informação a respeito é muito bom saber. Obrigado e parabéns pelo post...

Collapse
 
ritaalamino profile image
Rita Carolina

Rogério que legal! Muito obrigada por compartilhar essa informação!