DEV Community

Cover image for Trajetória de um ano
Bruna Ferreira for Feministech

Posted on

Trajetória de um ano

Olá, sou a Bruna! Nessa celebração de WeCoded, vou contar um pouco sobre o que aconteceu nesse último ano.

2023

  • Eu estava no setor de suporte técnico, com uma proposta de mudar para o setor de desenvolvimento, porém isso nunca aconteceu, não veio um sim nem um não e aquele lugar já não estava agregando muito pra mim. Comecei o ano decidindo sair do estágio e focar em estudar, seria o ultimo ano da faculdade de Ciência da Computação.

  • Janeiro, começando com o primeiro evento do ano: Conferência CSS Brasil + Code in the Dark, em SP. Assisti palestras incríveis com direito a livecoding da Natália F. Dev e depois teve a baladinha insana do Code in the Dark.

Foto de uma palestra tirada no evento conferência CSS Brasil ao lado de uma foto tirada de uma tela no Code in the Dark


  • Voltando para faculdade, começando o sétimo semestre e o TCC, tive que decidir o tema e com quem eu faria, já que era em dupla. A minha ideia inicial era criar algo semelhante ao Duolingo para ensino de inglês, porém trocamos o foco para ensino de computação (o que fazia mais sentido até).

Foto da entrada do IFSC e uma foto de livros ao lado


  • Em março participei de mais um evento presencial: GitTogether em Floripa. Falei um pouco sobre open source exemplificando com o bot da Twitch da Feministech. Senti que não me preparei muito bem para isso, mas foi uma boa experiência.

Foto tirada no evento GitTogether, eu e ao fundo uma tela de slides


  • Ainda em março, a Morganna me convidou para participar do Meetup online da BotCity para apresentar algum conteúdo. Eu, sem saber nada de RPA, decidi aprender no pouco tempo que eu tive e apresentar sobre isso. Não saiu totalmente como esperado mas foi divertido, fiz um livecoding criando um bot para manipular nomes de arquivos.

Print da tela do Meetup BotCity online aparecendo Morganna, eu e um pedaço de código


  • Abril estava eu entrando para o time de DX da BotCity, onde eu comecei a estudar mais sobre RPA e testes. Consegui finalmente trabalhar com uma linguagem que eu amo: Python.

Fotos de trechos de códigos de teste


  • Em Maio teve o encontro presencial do time da BotCity, passamos uma semana trabalhando juntos, teve meetup, palestras, alinhamentos e muita diversão.

É agora que pede truco?

Colagem de fotos da BotWeek, uma tela com conteúdos de uma palestra, uma foto da tela com mapa do avião, foto de uma parede escrito 'ciência, tecnologia e impacto social' e uma foto de uma tela com slides


  • Por essa época começamos o desenvolvimento do TCC também, decidimos por uma aplicação mobile e dividimos as tarefas basicamente entre frontent e backend. Eu fiquei com o backend, e após alguns testes decidi usar o FastAPI e o banco de dados PostgreSQL.

Foto com trechos de código em Python


  • Em Julho eu assisti um vídeo e pensei: hm, pq não...? O vídeo era do Bruno Rocha sobre o canal CodeShow que estava sendo aberto para pessoas que quisessem apresentar conteúdo. Falei com ele sobre meu interesse e ele, junto com o time, aceitou que eu fizesse parte do canal também.

Print do vídeo e do canal do CodeShow


  • Em julho tivemos outro Meetup online da BotCity, onde eu apresentei os primeiros passos com Python e RPA, também no formato de livecoding.

Foto da capa da palestra sobre primeiros passos com Python RPA ao lado foto da tela com as pessoas do evento


  • Por essa época também, começando o último semestre da faculdade e dando continuidade no TCC, eu e minha dupla começamos a integrar o frontend com o backend do projeto. Em paralelo com estudos de RPA para o trabalho.

Foto de slides apresentando uma disciplina ao lado fotos de trechos de códigos


  • Em outubro tivemos o evento global: Hacktoberfest. Eu participei apresentando dentro da comunidade Feministech, um pouco de como o evento funciona e como contribuir. Contei um pouco sobre essa experiência nesse artigo.

Print do evento online GitTogether SP, ao lado uma imagem do octogato customizado


  • Ainda em outubro, teve o evento presencial: Python Brasil. Participei de duas lightning talks com a Morganna, onde fizemos uma encenação de milhões falando sobre RPA. kkkkkk O evento (e pybar) foi incrível, encontrar com pessoas que eu só conhecia virtualmente foi muito legal. Ainda no evento, consegui fazer um teste com o aplicativo do meu TCC, apresentando para algumas pessoas e recebendo feedbacks.

Olá meu nome é Bruna e essa é minha primeira Python Brasil ~ 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Colagem de fotos do evento Python Brasil


  • Novembro, surgiu uma pessoa no Mastodon procurando por alguém para ajudar uma pessoa iniciante na área. A pessoa gostaria de aprender sobre programação web, então eu me ofereci para ajudar. Estamos fazendo reuniões semanais para estudar juntas, construindo um projeto do zero.

  • Em dezembro, comecei o projeto one-minute no canal CodeShow, onde eu apresento sobre Python em vídeos de um minuto.

Print do instagram e github do projeto one minute


  • Enfim, ainda em dezembro, disciplinas da faculdade finalizadas, TCC finalizado e apresentado com sucesso.

Colagem de fotos do dia da formatura


Reflexões

Muitas vezes me pego pensando que fiz pouca coisa durante o ano, mas parando para refletir, foi um ano bem produtivo, além desses pontos citados, ainda enfrentei vários desafios pessoais.

É bom pararmos para refletir sobre nossas conquistas, não nos deixar levar pela cobrança excessiva imposta pelo modelo de sociedade em que vivemos. Enfim, consegui trabalhar com o que eu gosto, apresentar conteúdo em eventos, ajudar pessoas e finalizar a faculdade. Foi um bom ano.

Enjoy!

Top comments (2)

Collapse
 
jess profile image
Jess Lee

You did SO MUCH this year!! 👏👏👏

Collapse
 
oliverlidi profile image
OliverLidi

Bruna, você é gigante! Olha quantaaaaa coisa cê já fez!! E é só o começo!! É uma honra ser essa pessoa que está aprendendo do zero com você! Você doar seu tempo para ajudar alguém que não sabia de nadaaaa, ter sua paciência e didática, é muito admirável. Quando eu crescer quero ser parecida com você!!!