DEV Community

Cover image for Se aventurando em eletrônica #1
Figur8
Figur8

Posted on • Updated on

Se aventurando em eletrônica #1

Eu tenho muita vontade de aprender eletrônica e decidi começar a escrever sobre isso, pra facilitar nos momentos que eu queira olhar novamente sobre o que estou aprendendo, sendo assim vou ir documentando nessa série de artigos.

Um dos tópicos que eu sempre preciso procurar pq eu esqueço porém que são de extrema importância na eletrônica são os conceitos: Corrente(Amperagem), Tensão(Voltagem), Resistencia e potência então vou tentar falar rapidamente de cada um deles

Tensão

É a diferença de potencial(DDP) elétrico que provoca o movimento ordenado das partículas elétricas, gerando uma corrente. A unidade de medida da tensão é o Volt(V)

Corrente

Corrente(ou também conhecido como Amperagem) contínuo das cargas elétricas se movendo para uma mesma direção. A unidade de medida da corrente é o Ampere(A)

Resistencia

É a capacidade de um material resistir/dificultar(se opor) a passagem da corrente elétrica. causado pelo atrito entre elétrons e núcleo de átomos e esse atrito dificulta a passagem e gera calor (assim como o atrito de quando esfregamos as mãos uma na outra rapidamente esquenta nossa mão). A unidade de medida da resistência é o Ohm(Ω)

Potência

É a grandeza que define a quantidade de energia necessária pra efetuar algum trabalho é a potencia. A unidade de medida da potencia é o watt(w)

Basicamente é isso, no futuro vou tentar voltar em cada um deles pra falar com mais detalhes e com exemplos melhores, porém já serve para mim de documentação, qualquer melhoria que enxergarem por favor coloque nos comentários, ajudará e muito no meu aprendizado.

Image description

Referência

O que é TENSÃO, CORRENTE, RESISTÊNCIA E POTÊNCIA, ELÉTRICA?
Qual a diferença entre volt, watt e ampere? #ManualMaker Aula 2, Vídeo 1
O que é tensão e corrente elétrica?

Top comments (0)