DEV Community

Cover image for Se aventurando em eletrônica #3
Figur8
Figur8

Posted on

Se aventurando em eletrônica #3

O que é necessário para que um Circuito funcione?

Mexendo no simulador que estou usando pra estudar eu tive algumas dúvidas pq o circuito que eu fazia só funcionava quando tinha um resistor e eu realmente não entendi isso.

  • Isso dava curto circuito
    Isso dava curto circuito

  • Isso não dava curto circuito
    Isso não dava curto circuito

por causa disso fui pesquisar quais são as partes que compõem um circuito, mais pra frente eu me aprofundo.
Um circuito elétrico é um caminho fechado por onde percorre a corrente elétrica(para entender as dinamicas da corrente elétrica leia os artigos anteriores), para que um circuito elétrico funcione precisamos ter as seguintes partes:

fonte de tensão

Para proporcionar a corrente a partir de elétrons ordenados.
Ex: Baterias, Pilhas, Tomadas

carga

Para consumir a eletricidade e transformar em energia útilizável; e quando não há cargas no circuito há um aquecimento instantaneo que causa um curto circuito e afeta a fonte de tensão(Preciso estudar melhor isso pra explicar melhor)
EX: Lâmpadas, Resistores, motores

condutores elétricos

Para que a corrente elétrica possa trafegar e chegar nos pontos necessários.
EX: Cabos elétricos

componentes de controle(Opcional)

Para permitir o controle e comando das cargas, permitindo inserir lógicas no circuito.
EX: interruptores, relês

Image description

Conclusão

Basicamente é isso pessoal, hoje não deu pra me aprofundar muito mais revisitarei esses tópicos mais adequadamente no futuro, qualquer pontuação que puderem dar sobre o assunto vai me ajudar e muito a aprender e entender, até por que no momento estou fazendo tudo a partir de simuladores.

Image description

Referências

O que é um circuito elétrico?
Curto-circuito ou Sobrecarga? Veja a diferença!

Top comments (0)