DEV Community

Cover image for Se aventurando em eletrônica #4
Figur8
Figur8

Posted on • Updated on

Se aventurando em eletrônica #4

Olá pessoal, Hoje eu fui buscar ver sobre os conceitos de nó, ramos e malhas em um circuito, porque um colega me disse que isso me ajudaria a entender melhor como funciona um circuito, então é sobre isso que vou escrever hoje.
Para a analise de circuito temos que dar nome para as partes que os compõe para facilitar o nosso entendimento e manipulação, algumas dessas partes do circuito são os seguintes:

É uma região no circuito com um mesmo POTENCIAL(Tem no primeiro artigo o que é isso), Sempre existe um nó de referência e dado que um nó possui um mesmo potencial então temos que também temos um potencial de referência(Esse tópico de referência eu acredito que vai fazer mais sentido quando eu ter que efetuar calculos); O nó com o menor potencial do circuito é chamado de terra(GND)

Image description

Neste exemplo por exemplo temos os nós V1, V2 e V3 e podemos dizer que o V2 é a nossa referencia pois por ele ter o menor potencial(ou seja terra(GND)), ele se torna um bom candidato a ser a nossa referencia(podemos tentar aprender melhor sobre isso depois).

Ramo

É o caminho entre dois Nós(que é o mesmo que dizer potenciais)

Image description

Perceba que os próprios componentes possuem positivo e negativo e portanto há uma diferença de potencial(DDP) o que permite a corrente, e é isso que é o ramo.

Laço

É o caminho fechado em um circuito passando apenas uma vez em cada nó e terminando no nó de partida.

PS: Eu não consegui um exemplo maneiro, acabei vendo que tinha o laço no final da noite, mas vou deixar aqui um exemplo no final com tudo num circuito só.

Malha

Caminho FECHADO composto de nós e ramos.

Image description

Perceba que há 6 malhas neste exemplo, pois o circuito como um todo é uma malha e as partes que fecham geram circuitos fechados(circuito que possui corrente) com nós e malhas no meio também são malhas.


Agora vendo tudo junto

Image description

Conclusão

Esse tópico ajuda muito a entender e analisar melhor os circuitos, tornou muito mais compreensível porque fazer de um jeito e não de outro algumas coisas e me explicou algumas coisas que eu fazia nos simuladores e eu não entendia porque não havia corrente, caso encontrem algum erro ou algo que valia a pena ser explicado melhor deixa algum comentário pois isso vai ajudar muito no meu aprendizado.

Image description

Referências

Nó, Malha e Ramo (#7)
Terminologia dos circuitos
AULA 7 - Eletricidade Básica - FIC

Top comments (0)