DEV Community

Cover image for 2 anos atrás eu não consegui aprender Java e isso me ensinou a respeitar o meu tempo
Jeniffer Bittencourt
Jeniffer Bittencourt

Posted on

2 anos atrás eu não consegui aprender Java e isso me ensinou a respeitar o meu tempo

Você também pode ouvir esse artigo acessando pelo Pingback

Essa semana nas lembranças de stories do Instagram apareceu pra mim essa imagem aí embaixo de dois anos atrás: a primeira vez que eu tentava aprender Java.

Print de parte de lembranças do facebook mostrando um story de 2019 com o print de uma playlist de curso de Java

Pra quem não sabe entrei na faculdade de Sistemas de Informação em maio/2019 sem nunca ter visto nada de programação na vida, e sim, eu achava que poderia aprender tudo. Logo que comecei a ver algumas coisas iniciais já quis aprender direto o Java por ser uma linguagem bastante utilizada e assim comecei a fazer um curso.

Foi aí que veio minha primeira frustração: eu não consegui entender como funcionavam as coisas direito no Java, não conseguia aprender e a cada aula ia ficando mais aterrorizante.

Depois de conversar com algumas pessoas mais experientes na área, decidi deixar o Java de lado e focar em melhorar meus conhecimentos em lógica. Depois disso acabei indo pra outras vertentes de estudo e me focando mais em aprender HTML, CSS e JavaScript.

Agora, em junho desse ano, tive a oportunidade de voltar a aprender Java, e bateu aquele medo de não conseguir aprender de novo e de não ser pra mim, mas fui com medo mesmo.

Hoje, dois meses depois de começar a estudar Java, no meu ritmo e respeitando meu tempo de aprendizado, percebi que não era aquela coisa assustadora que foi pra mim há 2 anos, e está sendo super prazeroso esse aprendizado.

Quis contar essa história aqui pois sei que, assim como eu, muitos de vocês já tentaram aprender algo e acabaram se sentindo frustrados por não conseguir avançar e aprender como gostariam e em algum momento acabaram se questionando se realmente estavam no caminho certo ou se aquilo era pra você.

E se tem uma coisa que eu aprendi com isso tudo é: respeite o seu tempo e não se compare com outras pessoas. A evolução do aprendizado é contínua e individual, algumas pessoas conseguem aprender mais rápido e acelerando etapas, enquanto outras pessoas precisam ir mais devagar e conhecer melhor as bases, são processos de aprendizado únicos e não existe melhor ou pior.

Talvez o fato de você não estar conseguindo aprender algum conceito ou linguagem agora é porque você precisa mudar o método que está aprendendo, precisa ir mais devagar ou ainda não está pronto para aprender aquilo e precisa de mais conhecimentos de base.

Me conhecer e entender como meu aprendizado funciona me ajudou a me cobrar menos e entender que avançar um passo de cada vez e no meu tempo, também vai me levar onde eu desejo chegar. Que naquele momento há 2 anos, quando tentei aprender Java da primeira vez, eu ainda não estava preparada pra aprender esse conteúdo e que não tem nada de errado com isso.

E vocês, já tentaram aprender algum conteúdo e não deu muito certo? Me conta aqui nos comentários como foi =)


🎧 Bora trocar uma ideia?

Top comments (7)

Collapse
 
leonardonegrao profile image
Leonardo Negrão

Passei por muitas situações assim... sabe como é, ansioso quebra a cara. Estudei de tudo um pouco, e achava que tinha dominado tudo também.

Foi só depois de dois anos que eu "descobri" coisas novas pra estudar naquilo que eu já "sabia". Aprender é algo confuso... nós ouvimos muito de se dedicar, de dar tudo de si e obedecemos. Mas de vez em quando eu percebo isso, que nós temos é que dar tempo.

Muito legal seu post, Jeni! :)

Collapse
 
jeniblo_dev profile image
Jeniffer Bittencourt

Verdade demais! As vezes tudo que a gente precisa é de respirar e entender que algumas coisas levam tempo mesmo.

Valeu Leo! =)

Collapse
 
tadeubdev profile image
Tadeu Barbosa

Muito bom! No meio de tanto conhecimento, tanta linguagem, tanta tecnologia, a gente precisa focar e buscar aprender a base primeiro, caso contrário se frusta e desiste. Gostei do post!

Collapse
 
jeniblo_dev profile image
Jeniffer Bittencourt

Exatamente, apesar da empolgação a gente precisa se controlar e ir um passo de cada vez né? Brigadão Tadeu! =)

Collapse
 
levxyca profile image
Leticia @levxyca

Nossa é super SIMMM pra esse post! Um exemplo gigante disso pra mim foi o JavaScript. Quando fui pegar pra aprender pela primeira vez, eu via e ficava ??????? depois de consolidar mais a minha base de lógica e pegar o HTML e CSS foi bem mais tranquilo voltar pro JavaScript.

Collapse
 
brunocomenalle profile image
Bruno Comenalle

Nossa é bom demais ouvir isso. Comecei parei, comecei parei.. agora to a todo vapor novamente. Se Deus quiser vou conseguir!! Meu sonho é trabalhar c Java. Mais sem experiência é complicado.
Obrigado pelo artigo!!!

Collapse
 
certeixeira profile image
Carlos Eduardo

Atualmente estou aprendendo a desenvolver apps android com Kotlin, e morro de medo de futuramente lidar com apps legados de Java. Mas isso é um problema para o "Eu" do futuro