DEV Community

Cover image for Como criar prompts melhores para o ChatGPT
João Iacillo
João Iacillo

Posted on • Updated on

Como criar prompts melhores para o ChatGPT

O ChatGPT pode ser relativamente novo, mas é considerado uma ferramenta poderosa por entender tão bem a linguagem humana. Neste artigo irei explicar o fundamento desta IA (os prompts), bem como apresentar dicas de como a utilizar de uma melhor forma.

Tabela de Conteúdos

Introdução

Faz apenas 1 ano desde que o ChatGPT foi liberado ao público, e ele ainda não sai da boca do povo por um simples motivo: ele é bom demais pra ser verdade.

Me lembro bem da época quando descobri sobre a IA através de um artigo online, e eu, sendo curioso como sempre, criei uma conta na OpenAI para a testar. Não surpreendentemente me encantei com o que ela era capaz de me retornar, mesmo usando palavras tão simples e vagas.

Era relativamente algo novo e mágico ver aqueles parágrafos enormes sendo construídos em tempo real pelo computador, e de uma forma tão simples de entender. Porém com o tempo esses tipos de respostas se tornaram entediantes e não muito efetivas, e por isso decidi ir atrás de como melhorar meus prompts.

Entendendo os prompts

O prompt é o espaço onde você define o que será processado pela inteligência artificial. Ele pode conter desde frases curtas e facilmente entendidas por humanos ("Eu estou com dúvida nisso, preciso de ajuda no tópico X."), até instruções mais bem elaboradas (Atue como um tradutor especializado em dialétos antigos chineses. Traduza...).

É esse espaço onde a IA recorre para obter as informações necessárias. Quanto mais contexto, e mais direto, melhor será para a IA construir uma resposta decente. Modelos mais avançados conseguem obter mais informações de um prompt e trabalhar melhor na resposta.

Assim como qualquer bom projeto, o prompt deve contar uma história. É interessante incluir o onde, quando, quem, o que, por que, como, etc. Utilizar boa parte dessas perguntas são uma das formas mais apropriadas de se escrever um prompt.

Eu quero que você aja como um terminal Linux. Eu vou digitar comandos e você deve responder com o que o terminal mostraria. Eu quero que você escreva apenas o output do terminal dentro de um único bloco de código, e nada mais. Não escreva explicações. Não digite comandos a menos que eu a instrua a fazer. Quando eu precisar falar algo em Inglês, irei colocar o texto dentro de chaves {tipo assim}. Meu primeiro comando é pwd

Tradução do prompt original criado por Fatih Kadir Akın.

O prompt acima instrui a IA a operar como um terminal Linux. Bem legal, né? Você pode inserir ele agora no ChatGPT e ele deve funcionar normalmente. Nele estão inclusos alguns dos elementos mais importantes de se ter em um prompt:

  • Instruindo a IA a atuar como algo;
  • Especificando de antemão o que será feito para uma sequência longa de interações;
  • Reduzindo o escopo de possibilidades de resposta;
  • Declarando o formato de saída da resposta;
  • Impedindo determinadas ações padrões da IA;
  • Criando uma forma alternativa de comunicação em linguagem natural;
  • Declarando a primeira ação da sequência a ser realizada.

É um prompt grande, e diria até que intimidador, mas ele contêm muito do que é necessário para a IA entender o recado, além de que usa uma linguagem mais humana onde expressa vontades ("Eu quero que você").

Espere começar a criar prompts nesse nível para tarefas mais complexas do seu dia a dia.

A comunicação direta sempre é a chave

O ChatGPT não é uma pessoa, ele é uma máquina. E portanto ele não tem sentimentos ou necessidades de formalidade durante a sua "conversa". Seja sempre direto no prompt, utilizando um único verbo por sentença e usando palavras que substituam longas frases.

Verbos como Aja, Atue, Escreva, Liste, Examine, Reduza, Resuma, entre muitos outros, são essenciais no começo de cada sentença. Eles irão ditar o que se quer feito. Se você pedir para que ele aja como X, ele não irá agir como Y. Isto é bom para reduzir o escopo de possibilidades de respostas e obter o que você está procurando.

Tente sempre atribuir um objetivo a um prompt, seja por tarefas quanto pelo próprio verbo. Ele irá ajudar a IA a estabelecer o contexto que você quer. Por exemplo, enviar "Estou precisando de ajuda em matemática, não sei calcular." para a IA é algo muito genérico, e tudo o que ela poderá lhe proporcionar é uma mensagem pedindo para que especifique o problema, ou uma lista de soluções comuns para "aprender a calcular".

Supondo que o seu problema de matemática seja cálculos utilizando produtos notáveis, e o que você precisa é uma lista desses produtos, você pode especificar essa informação para o ChatGPT de uma forma muito mais direta:

Atue como um professor de matemática do ensino fundamental, sua tarefa é me ajudar a entender produtos notáveis. Liste quais os são produtos notáveis, e então escreva 3 exemplos de exercícios envolvendo produtos notáveis.

O formato de saída também importa

É normal deixarmos a cargo do próprio ChatGPT a escolha do formato de saída, que normalmente é em parágrafos. No entanto, podemos (e devemos sempre que necessário) especificar como queremos que a resposta venha, seja em lista, ou em palavras únicas, com a presença ou não de argumentos e explicações extras, e por aí vai.

Esse formato pode ser definido através do verbo utilizado (Liste irá resultar em uma lista de pontos ou números, enquanto Resuma irá resultar em parágrafos), ou então de uma sentença própria, como em `"Formate como uma lista".

prompt no ChatGPT para listar as 5 principais funções do kernel Linux

prompt no ChatGPT para resumir o kernel Linux em um parágrafo curto

prompt no ChatGPT para resumir as 5 principais funções do kernel Linux, formatados como lista

Cada um dos prompts acima foi inserido em chats separados, e portanto nenhum deles teve contato com as outras informações escritas. Como o ChatGPT é um modelo treinado em dados estáticos, é comum que as informações se repitam com tópicos parecidos.

Inclua exemplos sempre que possível

É interessante incluir exemplos em seu prompt para que a IA tenha mais informações para se basear. Com eles ela poderá moldar a resposta a um formato mais apropriado segundo seus exemplos, ou pode inclusive criar informações hipotéticas a partir do que você insere no prompt.

Eu quero que você atue como um livro de auto-ajuda. Você deve me providenciar sugestões e dicas em como melhorar em áreas específicas da minha vida, como relacionamento, desenvolvimento de carreira ou planejamento financeiro. Por exemplo, se eu estou em um relacionamento complicado com outra pessoa, você poderia sugerir técnicas de comunicação úteis que podem nos aproximar. Meu primeiro pedido é "Eu preciso de ajuda para ficar motivado durante tempos difíceis".

Tradução do prompt original criado por devisasari.

O exemplo acima é voltado para a temática de relacionamento, e ela induz à inteligência artificial a levar em consideração o "nós" e não apenas o "eu". Apesar de ser um exemplo, a IA com certeza irá o implementar em alguma resposta caso venha a calhar no futuro. O que é uma atitude bem comum.

Conclusão

Não existe uma fórmula mágica para um prompt perfeito, e nem sempre o problema estará com o que você escreveu, mas sim algum bug ou alguma falha de interpretação pela própria IA. O que é importante é sempre testar novas alternativas e ir atrás de prompts já criados pela comunidade.

Eu recomendo este repositório (@f/awesome-chatgpt-prompts) do GitHub, nele há muitos prompts bons pré-prontos. Basta encarar a aventura e explorar ele.

Mas lembre-se, o aspecto mais importante é ser direto com a IA. Usando verbos específicos e reduzindo o tamanho das frases irá facilitar muito. Não se esqueça disso.

Agora abra o ChatGPT e vá testar uns prompts.

Top comments (3)

Collapse
 
cherryramatis profile image
Cherry Ramatis

Estou aplicando as dicas desse post com GPT-3 e honestamente melhorou MUITO minha experiencia com IA

Collapse
 
lyaricci profile image
Nathálya Ricci

Ótimo artigo! Vou começar a implementar essas dicas nos próximos prompts.

Collapse
 
devmatheus01 profile image
Matheus da Silva Oliveira

Artigo incrível. Meus parabéns, João! Simples, informativo e muito útil.

Adoro os seus artigos, continue assim!