DEV Community

Kelly Lima
Kelly Lima

Posted on

Se preparando para a certificação AWS Solution Architect Associate (SAA-C03)

Recentemente passei na certificação AWS Solution Architect Associate (SAA-C03) e decidi compartilhar aqui quais foram os passos que tomei nessa saga.

Bom, começo avisando que trabalho com Cloud AWS há 2 anos, mas o meu contato maior foi no último ano.
Eu sei que é possível tirar sem nenhuma experiência mas a própria AWS recomenda pelo menos 1 ano de contato com AWS para realizar.

A Saga

Levei quase 6 meses de estudo, porque eu estudava uma hora por dia, alguns dias menos, alguns dias mais, eu realmente decidi fazer no meu tempo pois queria aproveitar o aprendizado também, além disso estava tendo uma mentoria por um colega do trabalho, o que foi muito bom para tirar algumas dúvidas.

Eu utilizei para estudo o curso do Stephane Maarek, na Udemy. Este curso é realmente bom e com preço acessível na promoção, foi o meu maior guia nessa saga, após a finalização do curso eu passei para os simulados, foi ai que entrou as minhas maiores dúvidas.

Fiquei um mês fazendo simulados, fiz simulados do Jon Bonso, Neal Davis e os do Whizlabs.
No caso do Jon Bonso e do Neal Davis, eles são da Udemy, são 6 simulados cada.
Já do WhizLabs são 6 simulados mais 12 simulados menores em assuntos específicos como RDS, EBS, SQS e outros. Além disso, no final eles deixam mais um simulado que seria um Final Test.

Bom, desses três os que eu achei mais parecido com a prova foram os do Neal Davis e do Whizlabs.

Os do Jon Bonso são muito bons para aprendizado, eles são mais difíceis, as questões são mais longas e complexas, então acho que vale a pena para aprender, mas não levaria ele como base pois pode acabar dando uma desanimada com os resultados dos simulados, digo isso porque foram os primeiros que fiz e eu reprovei em 5 dos 6 de primeira. Acertava em média 65%, e no último acertei 73%. Na segunda vez eu acertei 90% pra cima em todos.

Já nos do Neal Davis eu passei de primeira em 5 dos 6. Acertei em média 80% e no último acertei 69%. Não fiz esses novamente, eu apenas estudei o que errei.

Lá vamos nós para mais simulados, fui para os do WhizLabs, na primeira vez eu reprovei em 3 e passei em 3. Na WhizLabs para passar é mais exigente pede 80%, já na Udemy é 72%. Na WhizLabs os que eu reprovei de primeira eu acertei em média 68%, nos que passei eu acertei 89%. Na segunda vez eu acertei uma média de 98%.

Quando eu estava fazendo os simulados foi onde surgiu a minha maior dúvida: Como saber se estou pronta pra prova? Afinal, se estou reprovando em simulado de primeira, como vou fazer a prova? E se esse simulado fosse a minha prova? Bom, vamos lá.

Primeira coisa que notei:
Os simulados que reprovei de primeira normalmente eles estavam focados em Networking (VCP, VPN, Transit Gateway e etc) e esse é um tema que tenho dificuldade, estudo insisto bastante mas ainda sim sei que é algo que posso melhorar.

Segunda coisa que notei:
Alguns simulados tem questões com serviços que não foram abordados a fundo no curso ou até mesmo comentado, foram pouquíssimas questões, mas foi interessante para conhecer e estudar, ai que entra a documentação da AWS, principalmente a parte de FAQ dos serviços, isso ajuda muito nos estudos.

Terceira coisa que notei:
Cheguei a conclusão de que se você estiver passando de primeira com uns 80%, dá pra fazer a prova já. Prova não é fácil, mas teve simulados que achei mais difícil que a prova.

A temida prova

A prova possui 65 questões dividida entre múltipla escolha e resposta múltipla (mais de 1 alternativa correta).

A prova que fiz abordou muito banco de dados (RDS, Aurora e DynamoDB), teve muitas questões envolvendo desacoplar serviços, logo, utilização de SNS, SQS, Kinesis. Questões de S3, envolvendo Lifecycle. Esses foram os tópicos mais abordados. Questão de Networking tiveram apenas 2 (que me recordo agora), poucas questões sobre KMS, Secrets Manager. No geral, são esses assuntos que me recordo.

Deixo como dica: Estude questões de custo, teve muitas questões que o cenário envolvia onde se teria menos custo, logo tinha algumas pegadinhas, pois as vezes uma alternativa parece correta, porém ela é mais cara. Por exemplo, de forma resumida, teve uma questão que falava sobre Alta Disponibilidade de Banco de Dados mas o principal era o custo, e uma das alternativas falava do Aurora, porém havia outra que falava sobre RDS, que é mais barato no cenário da questão, então é importante estar atento.

Importante: O resultado da prova não sai na hora, leva em média 24hrs. No meu caso levou 23hrs para sair o resultado. Sim, aguenta coração que a ansiedade bate.

No final, eu tirei 871 na prova. Eu sai da prova com sentimento misto, algumas questões eu sabia, outras fiquei em dúvida entre 2 alternativas, imagino que é normal sair com sentimento de preocupação.

Enfim, espero que isso ajude alguém tentei trazer pontos que não encontrei em outros artigos e era a minha dúvida, fico a disposição para tirar dúvidas sobre e boa sorte! 🤘

Top comments (4)

Collapse
 
luancarlos021 profile image
Luan Carlos

Parabéns pela postagem @keelylima 🚀

Collapse
 
keelylima profile image
Kelly Lima

Obrigada @Luancarlos s2

Collapse
 
carolinaestrela profile image
Carolina Oliveira

Muito bom o post @keelylima, estou estudando para tirar a certificação também.

Collapse
 
keelylima profile image
Kelly Lima

Se precisar de alguma ajuda, só me chamar!