DEV Community

Cover image for Dev na Gringa: Vale a Pena?
Lucas Faria
Lucas Faria

Posted on

Dev na Gringa: Vale a Pena?

Originalmente postado no Dev na Gringa Substack.


A resposta é simples: sim, vale a pena. Mas é necessário saber balancear o ganho financeiro com o crescimento profissional.

Uma das grandes vantagens de ser um dev na gringa é o salário em moeda forte.

Isso te protege da inflação imprevisível do Brasil.

E permite ter salários mais altos sem precisar de um cargo de altíssima senioridade.

Mas você pode se encontrar numa situação com algemas de ouro. O salário é alto, mas o crescimento profissional estagnado.

Passei por isso no meu primeiro emprego para fora.

O problema da senioridade prematura

Charity Majors, CTO da Honeycomb, escreveu um artigo excelente sobre a senioridade prematura.

Entrei na empresa em 2020, em um domínio que eu não conhecia: indústria de transformação.

É uma área mais lenta em questão de transformação digital. Algumas empresas ainda guardam dados no papel!

No começo, aprendi muito. Construí software para pessoas que não usavam muita tecnologia no dia a dia. Alguns funcionários não tinham nem smartphones!

Fiquei quase três anos nessa empresa.

Cresci e me tornei o engenheiro sênior do time. Mesmo com o crescimento da equipe, eu sempre tinha mais contexto.

Muitas responsabilidades caíam em mim: mentoria, arquitetura, entrevistas.

Mas faltavam novos desafios.

Eu sentia que não estava crescendo mais como engenheiro de software.

Isso me levou a buscar novas oportunidades.

Numa empresa grande, poderia mudar de time internamente, mas numa startup, isso não era possível.

As algemas de ouro

Comecei a procurar um novo emprego.

Mas, com os layoffs, as oportunidades ficaram mais competitivas e raras.

Fiz algumas entrevistas e percebi que estava enferrujado.

Não fazia entrevistas de system design há muito tempo. Sendo que essa é uma das principais habilidades de um engenheiro sênior.

Percebi que minhas habilidades estavam desatualizadas. E aí surgiram os problemas das algemas de ouro. Ganhando bem, minhas oportunidades eram limitadas. Ninguém quer uma redução salarial.

Numa entrevista, passei, mas não atingi o nível sênior, e recebi a oferta como pleno. Teria uma redução salarial significativa, então não seguimos em frente. O feedback do entrevistador me abriu os olhos para a realidade das algemas de ouro. Ele, sendo CTO, esperava mais profundidade de alguém com minha experiência. David, muito obrigado! Não trabalhamos juntos, mas você é um dos mentores mais importantes da minha carreira.

Meses depois, consegui uma nova oportunidade. Felizmente, como dev na gringa. Onde eu posso sentir o desconforto de um iniciante novamente.

Um lugar onde tenho novos mentores, resolvo problemas diferentes e continuo crescendo profissionalmente.

Inclusive, caso você esteja procurando emprego, não poderia recomendar mais a Brex. Temos vagas!

O que significa ser um engenheiro sênior

Sim, eu era o engenheiro sênior no meu time. Agora, “caí de nível”.

Porém, isso é uma oportunidade de ouro.

Para ter uma carreira de sucesso, é necessário se colocar em situações desconfortáveis.

É confortável ter o contexto de tudo e saber resolver a maioria dos problemas.

Mas a capacidade de começar do zero, aprender e ter impacto é essencial para um engenheiro de software sênior.

Lembre-se que a engenharia de software raramente é o objetivo final de um negócio.

Ela é o meio pelo qual entregamos valor no mundo real.

Um engenheiro sênior deve ser capaz projetar sistemas escaláveis e confiáveis. Independente do domínio.

Pode levar tempo, mas a adaptação a diferentes domínios é crucial.

Conclusão e aprendizado

Repito: Sim, ser um dev na gringa vale a pena.

Mas pense além do crescimento financeiro. Foque no desenvolvimento a longo prazo da sua carreira.

Você é o CEO da sua trajetória profissional. Tenha a visão de onde quer chegar.

Cuidado com as algemas de ouro. Idealmente, busque oportunidades sem redução salarial. Mas se necessário, arrisque para crescer.

Evite ser a pessoa mais sênior ao seu redor, especialmente no início da carreira.

Busque desafios constantes.

Familiarize-se com diferentes maneiras de construir software.

Não se apegue à sua stack atual.

Desenvolva habilidades de comunicação e liderança.

Saiba começar do zero, entrar em um time novo, navegar pelo desconhecido e se adaptar.

Aprenda a influenciar sem autoridade.

Top comments (2)

Collapse
 
lucasruy profile image
Lucas Ruy

Legal o seu artigo passando sua visão e experiências. Foi importante para mim, pois estou em um momento parecido em minha carreira. Meu foco sempre foi trabalhar para uma empresa gringa, desde o começo da minha carreira, mas antes pensava que não tinha a experiência necessária para isso. Mudei minha mentalidade e agora estou focando em aprender inglês para conseguir virar essa chave de uma vez por todas. Também venho buscando dicas e conselhos do que poderia fazer para melhorar e artigos como este que você escreveu vem me ajudando muito. Mais postagens como essa são muito bem vindas na minha visão :)

Valeu demais!

Collapse
 
lucasheriques profile image
Lucas Faria

Oi Lucas!! Fico feliz que gostou.

Vou continuar postando sim! Embora o meu próximo deve sair um pouquinho dessa linha de dev na gringa :) mas logo volta pra pipeline tb. Tenho mais dois que ja publiquei aqui também

Se tiver uma duvida especifica tb pode perguntar! Abraços