DEV Community

Cover image for O que é o método .split( ) e como podemos manipular nossas strings utilizando ele
Luks Borges
Luks Borges

Posted on

O que é o método .split( ) e como podemos manipular nossas strings utilizando ele

Em ruby, o método split( ) é um método muito útil para manipularmos respostas com base na string que nos foi oferecida.
O método .split( ) basicamente pode ser utilizado da seguinte forma:

array = string.split(padrão, limite)

Segue alguns exemplos de situações em que podemos utilizar o método .split( ):

Como eu posso contar a quantidade de itens dentro de uma string?
array = "As estrelas cintilavam no céu noturno, iluminando a tranquila paisagem silenciosa.".split
puts array.length

=> 11

Como eu posso utilizar o método split sem parâmetros?
array = "Esta é a 1º string".split
array2 = "Esta é a 2º string".split

Como eu posso recuperar valores de uma string?
puts "#{array[2..4]}"
puts "#{array2[2]} #{array2[3]}"

=> ["a", "1º", "string"]
=> a 2º

Como eu posso excluir valores de uma string?

array = "Esta é a 1º string".split("1º ")
puts array.join

=> Esta é a string

O método .join( ) pode ser usado neste caso para juntar nossas substrings, se tornando assim em uma única string. Ele também pode ser utilizado para trazermos um espaço para cada substring adicionada com o comando .join(' ').

Como eu posso somar 1º com 2º para retornar 3º?
x = array[3].to_i
y = array2[3].to_i
result = x + y
puts "#{result}º"

=> 3º

Como eu posso realizar uma conta com os valores da minha string?
array = "3.7 38 93 700 333".split
a = array[0].to_f
b = array[1].to_i
c = array[2].to_i
d = array[3].to_i
e = array[4].to_i
valor = (a + b) * (c / (e - d))
puts valor

=> -41.7


Quanto mais aumentarmos a complexidade dos nossos parâmetros passados no método .split( ), mais funcionalidades conseguiremos trazer para o nosso código.

Top comments (0)