DEV Community

Mateus José Pretti Tozoni
Mateus José Pretti Tozoni

Posted on

A Difícil Escolha de Carreira do Desenvolvedor

Nesse post, vou falar um pouco da minha história, minhas escolhas e tentar ajudar a direcionar melhor quem está em dúvida sobre como seguir a carreira de desenvolvedor.

Meu Início

Comecei minha carreira aos 16 anos, mas já estava programando desde os 14 com PHP padrão, sem nenhum framework. Nunca escolhi o que estaria utilizando, pois veio tudo durante meu aprendizado.

Sou um Dev autodidata, então naquela época eu não sabia pesquisar, eu simplesmente procurava como fazer um sistema de login usando PHP e MySQL, porque eu tinha visto em um tutorial anterior.
Obs.: não recomendo esse tipo de aprendizado para ninguém!

Estágio

Após os meus 16, onde comecei com meu primeiro estágio, comecei a entender que eu era FullStack, e a partir dai segui convicto sobre o que eu queria seguir, queria seguir a carreira FullStack, pois faço tudo e gosto de fazer tudo.

Júnior

Depois de um tempo que saí do estágio, entrei como Júnior FullStack utilizando NodeJS em uma startup, simplesmente maravilhado com a ideia de poder fazer desde a lógica dos dados, até o que o cliente vai ver no final, me sentia um Deus.

Passaram-se uns meses e minha percepção sobre o FullStack mudou, não gostava mais daquele mundo, me sentia sobrecarregado exercendo muitas tarefas e comecei a realmente gostar do Backend, falei com o meu gestor da época, que foi extremamente solicito, e foquei meu desenvolvimento em Backend, simples assim.

Pleno, Head, etc

Hoje sigo na carreira de Backend, focando sempre em melhorar minhas skills, mas se surgir uma vaga de FullStack provavelmente irei considerar, pois mesmo sendo Backend o que eu realmente gosto é de programar, liderar, arquitetar, e pensar, e tenho em mente que esse será sempre meu diferencial.

Decisões & TL;DR

Bom, tomar decisões sobre alteração de stack, de frente, etc, foi sempre algo natural para mim, depois de entender bem a lógica e migrar bastante de linguagens você começa a entender que tudo segue o mesmo padrão, por isso na faculdade existe aulas de Lógica de Programação.

Para você que pode estar passando por dificuldades do que escolher, segue esses passos simples que pode te ajudar a decidir:

1 - Escolha uma linguagem que você já tem familiaridade para começar;
2 - Tente estudar a frente oposta a ela (Ex.: Estou gostando de Python para backend vou estudar mais de HTML, CSS, JavaScript para front)
3 - Tente começar com as vagas disponíveis no mercado utilizando a sua stack já escolhida, seja ela FullStack ou somente uma frente.
4 - Siga sempre aprendendo, não é ruim trocar sua frente ou as linguagens que utiliza, na verdade, isso te da mais versatilidade em um futuro.
5 - Tenha consciência que você está feliz com o que está trabalhando, se não estiver, tente trocar uma ideia com o seu gestor, às vezes ele te conhece melhor e pode te orientar, ele provavelmente já passou por isso.

Se quiser trocar uma ideia sobre algo desse post pode me chamar no Discord, tento ajudar sempre que possível!

Contatos:

MateusPTZ#9491 - Discord

Finalização

É isso, espero ter ajudado um pouco sobre como seguir sua carreira, caso tenha dúvidas, sugestões ou queira algo mais próximo para conversar sobre esse item não deixe de me chamar no Discord.

Até uma próxima!

Top comments (0)