DEV Community

Cover image for Do Desenvolvimento aos Dados
Rogério Vieira
Rogério Vieira

Posted on

Do Desenvolvimento aos Dados

"Estou aprendendo a andar de novo

Acredito que esperei tempo demais

Por onde devo começar?" - Walk, Foo Fighters

Alerta: Este texto contém um pouco de desabafo 😅

O Fim

E aí, pessoal, espero que quando se deparem com este post estejam bem. Acredito que, assim como eu, existam outras pessoas que buscam exemplos parecidos para tentar ter um norte na carreira, e com este texto espero que você não se sinta mais só nesse momento.

Desde o início dos meus estudos na área de tecnologia, vinha sonhando em ser desenvolvedor: muitas vagas, altos salários e aquelas propagandas infames de curso falando "seja um desenvolvedor em 6 semanas com um salário de 5k". Acredito que, mesmo com algumas discrepâncias em relação aos anúncios, muitos que tentaram há uns anos realmente alcançaram isso, o que não foi o meu caso, infelizmente 😅.

Passei pela área de suporte ao usuário (o que, para mim, foram experiências que me fizeram pensar em mudar de curso de Ciências da Computação para ADM), pela área de testes de software e, enfim, o tão desejado emprego como desenvolvedor. Aprendi muito, mas senti que desenvolvimento frontend não era para mim.

Começando Novamente

Desde o fim da minha experiência como desenvolvedor até agora, estou por volta de 1 ano e alguns meses desempregado. Continuei estudando programação, fiz uns projetos como freelancer, o que reforçou ainda mais minha vontade de sair do front. Até que então pensei "e a área de dados?". Decidi me arriscar e investir em dados.

Durante a faculdade e o emprego como analista de testes, estudei um pouco sobre dados, ouvia podcasts, aprendi sobre o Kaggle mas sem me aprofundar tanto, até comprei uns livros da área que ficaram uns 3 anos parados. Hoje agradeço muito pelo Rogério do passado ter comprado isso, ele estava trabalhando e na época os livros estavam mais baratos, hoje desempregado e os livros com valor mais elevado seria muito ruim 😅.

Me matriculei numa pós-graduação de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, participei de palestras que me incentivaram a tirar uma certificação AWS (não tenho conhecimento nenhum em nuvem basicamente, mas estou estudando), adquiri alguns cursos de dados e consumo conteúdos sobre também no YouTube.

Não está sendo fácil, a cobrança interna é grande, e durante meus estudos são abordados outros assuntos diferentes do desenvolvimento de software, o que me faz ficar meio perdido, fazendo o estudo se aprofundar mais. Tento tomar isso como combustível para continuar em frente, pois muitas coisas que são boas na vida não são fáceis de conseguir.

Bem, este foi um pouco da minha jornada e um desabafo também. Aos que estão se sentindo perdidos como eu fico às vezes, não parem de andar, é melhor permanecer seguindo em frente de alguma forma do que estagnado, falo isso por experiência pessoal.

Obrigado por ter lido, caso queira comentar algo, dar alguma dica ou até mesmo bater um papo, fique à vontade 😁.

Vlw, Flw.

Top comments (5)

Collapse
 
gustavojvvieira profile image
GustavoJVvieira

Boa sorte em sua nova carreira, tenho vontade de ir pra área de dados também, quais livros e conteúdos você me recomenda?

Abraços!!

Collapse
 
rogerio0vieira profile image
Rogério Vieira

Muito obrigado meu amigo. Livros eu recomendaria Data Science do zero: noções fundamentais com Python e Storytelling com dados, com relação a conteúdo tenho acompanhando um cara no YouTube, Krish Naik , tem bastante pratica por lá.

Collapse
 
gustavojvvieira profile image
GustavoJVvieira

muito obrigado! sucesso na sua nova caminhada!

Collapse
 
carineneris profile image
Carine Neris

Recalcular a rota sempre é um tanto dolorido mas acho que no fundo a gente sabe quando é a hora. Muito sucesso nessa nova jornada, tenho certeza que ela será recompensadora.

Collapse
 
rogerio0vieira profile image
Rogério Vieira

Doi bastante, mas é uma dor necessária, o ruim é so conter o choro as vezes 😅.