DEV Community

Cover image for Neopets - Meu inicio não tão convencional na área da tecnologia
Vanessa Telles
Vanessa Telles

Posted on

Neopets - Meu inicio não tão convencional na área da tecnologia

Uma pergunta muito recorrente feita a devs é como a pessoa começou a programar, qual foi o primeiro contato que teve com algo relacionado com a área.

As respostas são diversas e durante minha jornada acadêmica e profissional já tive várias colegas que contaram que o primeiro contato foi editando HTML/CSS para o Tumblr, experiência que também compartilho, contudo meu primeiro contato mesmo foi um pouco antes com um site chamado Neopets.

Para quem não conhece basicamente era um site que você tem pets virtuais e precisa cuidar deles, comprar comida, mobiliar uma casa, jogar minigames para ganhar moedas no jogo, etc.

Image description

Além disso tudo você tinha uma página pessoal que podia ser personalizada e a Vanessa novinha, já uma cria do clã customização, não podia ficar fora dessa.

O princípio era o mesmo que acontecia com o Tumblr, brincar com HTML e CSS para deixar o seu profile pessoal do jeito que quisesse e obviamente, seguindo as tendências dos inícios dos anos 2000, vocês podem imaginar muita cor, músicas tocando e gifs girando nos perfis mais visitados.

Aqui temos um exemplo de profile customizado feito por Neo-faireWings, minhas habilidades na época eram nesse nível? Não, mas eu era literalmente uma criança então vamos relevar.

Image description

Minha conta é de 2005 e naquela época eu não fazia ideia o que estava fazendo, no que estava mexendo e como seria o certo, só tinha um objetivo e muita vontade de chegar lá.

Será que posso dizer que tenho 17 anos de experiência e usar meu perfil como prova? Brincadeira.

Image description

Eu tinha até loja, muito empreendedora mirim essa menina.

Consegui recuperar a conta faz pouco tempo e infelizmente o perfil por algum motivo estava na aparência default. Não sei se foi algo devido atualizações do site ou se no passado eu mesma resetei, essa dúvida ficará pra sempre comigo.

A moral da história é que jamais imaginaria que ali seria o comecinho, um gostinho, do que hoje é uma profissão.

A Vanessa do passado nunca sequer cogitou que algo tão simples quanto querer ter um perfil bonitinho em um jogo online abriria portas para um futuro completamente diferente da realidade dela.

Espero do fundo do meu coração que esse ciclo nunca seja encerrado, pelo contrário que apenas floresça.

Por mais meninas motivadas pela simples curiosidade e força de vontade.

Dedico esse relato as futuras devs que podem estar nesse exato momento, da sua própria maneira, descobrindo o mundo tão vasto e desafiador que é o da área da Tecnologia 💗

Image description

Top comments (8)

Collapse
 
biancapereira profile image
Bianca Pereira

Maaano, eu usava Neopets também! ahahah As maiores coisas que fazia era pegar scripts de Javascript pra deixar minha lojinha com glitters e colocar alguns gifs bonitinhos ahahah Depois disso eu comecei a usar minhas habilidades em blogs do blogspot para postar fotos fakes de orkut, bios, essas coisas! E sabe o Tumblr? O maior criador de futuras devas que já existiu 😂

Collapse
 
vanessatelles profile image
Vanessa Telles

Amg vc descreveu certinho! Blogspot e Tumblr provavelmente nem sabem a influência que tiveram na vida de muitas devs por ai, marcaram uma geração 👩‍💻

Collapse
 
erinposting profile image
Erin Bensinger

Adorei ler esta história! Eu também costumava brincar com HTML e CSS no Neopets quando criança, lembro de me divertir muito com fundos de azulejos e cursores brilhantes, haha. Eu definitivamente tive um perfil temático da Avril Lavigne em algum momento 😂

Isso me faz sentir agridoce embora! Quando menina, meu interesse por programação não era apoiado pelos adultos e acabei seguindo um caminho diferente. Às vezes penso em como minha vida seria diferente se eu tivesse continuado estudando e construindo com HTML e CSS.

PS, sou falante de inglês (e espanhol, jaja) e usei o Google Tradutor para traduzir para PT-BR, então peço desculpas por qualquer bobagem gramatical 😁

Collapse
 
vanessatelles profile image
Vanessa Telles

I'm so happy with the feedback! For a lot of people, Neopets was just a silly game, but for us is more than that right? It will always be a happy memory.

When I first started coding I was embarrassed to share my story with other devs because of prejudice, but now that I'm older and wiser I don't care what close-minded people think.

It's a shame that a lot of young girls stop pursuing coding due to a lack of encouragement. As a community, the dev bubble has a lot to improve about that, it's getting better nowadays but not nearly enough.

Thank you for your comment, Erin! I wish you all the best ❤️

(PS, the translation was as perfect as it can be and easy to understand 😁)

Collapse
 
hercilioln profile image
Hercilio LN

Eu também comecei assim, mas pelo Tumblr e Blogspot. Por muito tempo eu brincava montando customizações de todos os tipos hahaah. Era meu passatempo favorito e hoje se tornou profissão, hoje não foco mais em front-end, estou fullstack, mas migrando para devops. Programar é bom demais. ❤️

Collapse
 
vanessatelles profile image
Vanessa Telles

Bons tempos de Blogspot e Tumblr, na minha opinião deveríamos reviver ambos 😝

Collapse
 
panditapan profile image
Pandita

aaaaaaaaah yo tambien use neopets para mis habilidades de html y css cuando pequeñaa, me recordaste de un pasado feliz.

Muito obrigado por este articulo <3

Collapse
 
vanessatelles profile image
Vanessa Telles

¡los recuerdos felices deben ser recordados!

gracias por tu comentario 💗