DEV Community

Ítalo Santana
Ítalo Santana

Posted on

Meu primeiro mês como desenvolvedor backend JR.

Antes de começar à falar sobre minha breve experiência, recomendo que se atentem bastante aos pontos que falo com propriedade em que devo melhorar, pois recebi feedbacks solicitado por mim, e isso viabiliza melhoria na sua jornada ao longo tempo na empresa que você está atuando. Caso contrário, você não melhore esses pontos, poderá acarretar em permanecer errando e prejudicando sua equipe/empresa. Assim como, levará essa atitude errante para outra empresa.

Pra facilitar a leitura e entender como foi o meu processo de adaptação ao onBoarding da empresa, vou descrever e dividir por tarefas, certo? Então, vamos lá.

Na minha primeira semana estava muito nervoso porque era, ou melhor, ainda é, algo muito novo para meu dia-a-dia. Afinal, estou dando os meus primeiros passos agora na carreira que almejo.

Foi feita a apresentação do time via chamada de áudio no primeiro dia, apresentação de como funcionaria o projeto, arquitetura do projeto e Stacks utilizadas no Back-end. No dia seguinte, recebi minha primeira Task pra trabalhar com Stripo e SendGrid na integração de e-mails. Um detalhe importante que nessa Task, eu nunca tinha mexido com as tecnologias e ao fazer pair-programming com meu chefe, me ensinou dar os primeiros passos e orientou sobre a tarefa aplicada no Jira. Assim fiz a atividade e entreguei com sucesso.

Recebi minha segunda tarefa que foi documentar todas a API's utilizando apidoc_, ou seja, eu fiz toda a documentação dos endpoints para facilitar nosso lado na hora de procurá-los. Essa tarefa eu já senti um pouco de dificuldade, visto que ao mesmo tempo que documentava, eu estava testando todas as rotas por meio de um API Client, no caso foi o Insomnia.

Foi nessa tarefa que eu tive o contato com o código-fonte, e aprendi demais sobre como funcionava toda estrutura porque eu estava metendo a cara no código pra entender como funcionava lógica por lógica. Essa aí é um boa dica! Documentem suas API's, assim você ganhará mais conhecimento no código-fonte e terá seus endpoints todos listados pra facilitar a vida do front-end.

Além das coisas boas, tive alguns contratempo com variável de ambiente no Windows e comandos Git. Onde tive alguns problemas alterando códigos que não deveria, utilizando package-manager que não era necessário, criando Branch de forma errada e foram série de coisas que eu fiz errado por não prestar atenção. Sempre foram atenciosos na hora de explicar, foi dito todos os comandos pra fazer, mas na hora da minha execução, por falta de atenção e nervosismo, assim como o medo de quebrar algo, acabava errando e perdendo tempo corrigindo tudo.

Essa atividade aqui eu percebi que eu deveria melhorar meus comandos de Git, ter um pouco de paciência, que tudo não é imediato, e todos têm o seu tempo pra desenvolver. Muitas habilidades que o profissional na área de TI tem pra melhorar vai além dos códigos que serão utilizados.

Minha terceira tarefa foi fazer o que amamos: CRUD.

Nessa atividade eu adquiri conhecimento em banco não-relacional como o MongoDB e utilizando um ODM(Object Document Mapper) como o Mongoose em nosso CRUD. Usei também algumas bibliotecas que nunca havia utilizado e pra isso pedi ajuda pra entender como funcionava no pair-programming.

Minha última atividade do mês foi realizar testes de integração com Jest. Nunca tinha feito nenhum teste na vida! Tentei apenas uma vez utilizar com Junit, mas sem sucesso. Apenas assisti uma aula e não consegui nem reproduzir o que foi feito. Essa semana, eu realizei os testes pela primeira vez e ver os logs que 6 de 6 passaram, aquele log verde, encheu meus olhos de lágrima de felicidade por saber que estou conseguindo caminhar bem.

As primeiras atividades e suas primeiras Pull Requests é motivo de comemoração. Eu fiquei pulando quando recebi meu primeiro merge no código. Portanto, cada passo que você der, comemore. Isso é muito benéfico pra seu desenvolvimento.

Anotem tudo que for dito na reunião, pair-programing, code review e afins. Estejam munidos de informações que fará seu desempenho melhorar dentro do campo de atuação. Se não souber, procure. Se não achar, pergunte. Não fique bloqueado em uma atividade por não saber e orgulho de perguntar, isso é muito errado. Tudo que eu tenho dificuldade, procuro e senão encontrar a solução pra destravar, pergunto.

Top comments (4)

Collapse
 
urielsouza29 profile image
Uriel dos Santos Souza

Parabéns! Sempre é bom começar!
Uma dica, você esta colocando os nomes das libs/frameworks. Coloca o link para ir até o site oficial deles!

Pois algumas libs tem nomes iguais. O que dificulta pra um iniciante saber qual é a correta!

Abraços

Collapse
 
italosantana profile image
Ítalo Santana

Value, Uriel!!!! Pode deixar, farei a atualização. Obrigado pela dica.

Collapse
 
beatrizoliveira profile image
Beatriz Oliveira

Parabéns pelo post, muito feliz em ver seu progresso nesse primeiro mês, seu último parágrafo é de suma importância!!

Collapse
 
italosantana profile image
Ítalo Santana

Obrigado, Beatriz. Fico feliz de verdade pelo último parágrafo tenha sido algo positivo e espero que possamos crescer mais e mais. Pode contar comigo!