DEV Community

Cover image for Acho que entendi meus porquês
Andressa Cabistani
Andressa Cabistani

Posted on

Acho que entendi meus porquês

E porque isso me faz sentir viva trabalhando

São 05:19 da manhã e já faz pelo menos 1h que leio freneticamente um dos livros indicados pelo meu mentor. Nem mesmo o remédio prescrito pra eu dormir a noite inteira consegue segurar a animação que ando sentindo nas últimas semanas em que ando me conhecendo e entendendo o porquê algumas pequenas coisas me animam tanto no trabalho.

Você já se perguntou "por que eu tô aqui?" ou "porque entre tanta gente boa que concorreu comigo pela vaga, eu fui escolhida?"? Demorou um pouco para eu entender, mesmo que sempre estivesse na minha frente.

Não me entendam mal. Eu sou muito boa tecnicamente. Eu amo tecnologia e amo aprender, e acredito que geralmente aprendo com uma facilidade maior que a média das pessoas (nitidamente não foi por minha modéstia).

Mas tem algo que sempre esteve comigo: minha vontade de mudar as coisas. Das políticas escolares como participação em grêmio estudantil, disputas nos DCEs na Universidade, formação de grupos de mulheres pra discutir nossa participação na tecnologia, eu sempre venho assim: como um ventinho de mudança.

E acredito que minha própria cara expresse "essa mulher de 1 metro e meio pode me ajudar", porque no dia das crianças, enquanto minha filha pequena brincava na famosa cama elástica, as crianças chegavam em mim e diziam "tia, as crianças grandes não deixam eu pular". E lá ia eu resolver o problema do pula-pula. Ecoa até agora na minha cabeça as palavras do meu marido: "tu não consegue ir em um parquinho sem achar uma razão para lutar por alguém?"!

E onde entra tudo isso no meu trabalho? É que encontrei aquilo que sou muito boa e que vai muito além das minhas automações de testes usando Go. Eu fico feliz ajudando os times a serem mais felizes. E as pessoas sentem em mim essa confiança que podemos fazer a cultura do time melhorar.

Nas últimas semanas nós começamos a implementar novas ideias no time, tanto pra abraçar mais a assincronia do trabalho remoto como para nos aproximarmos como time (mesmo em timezones bem diferentes). E a energia de ajudar algo a melhorar, ou piorar e planejar em grupo novamente como melhorar, é o meu porquê de estar aqui.

Acho que faz sentido que o feedback que mais recebi de outros times na vida é que eu deixo as pessoas mais felizes. E você, sabe seu porquê?

Top comments (0)