DEV Community

Cover image for AWS Community Builders: O que é e como se tornar [PT/BR]
Juliana Gaioso for AWS Community Builders

Posted on • Updated on

AWS Community Builders: O que é e como se tornar [PT/BR]

TL,DR: Neste artigo irei falar sobre o programa AWS Community Builders, a minha experiência nos últimos 4 meses no programa e também como se inscrever para participar também.

O que é o AWS Community Builders?

O programa é uma iniciativa da AWS para incentivar que pessoas em quaisquer níveis de senioridade que gostam de criar e compartilhar conteúdos. A AWS irá ajudar com recursos técnicos, cursos e seminários exclusivos (tanto técnicos quanto para ajudar a melhorar na criação e divulgação do conteúdo), eventos e networking.

Quadro com os principais beneficios do programa

Alguns dos principais benefícios que todos os AWS Community Builder recebem são:

  • Vouchers para exames AWS;

  • $500 em créditos AWS/ano;

  • Um ano de Cloud Academy;

  • Seminários e eventos de discussões exclusivos;

  • Swag kit;

Além disso, existem alguns outros benefícios adicionais que são oferecidos durante as sessões, aos membros mais participativos e a minorias, como bolsas para viagens em eventos, créditos e swags extras.

Como tem sido a minha experiência até aqui

Sinceramente eu não imaginei que seria escolhida quando submeti, e esperava menos ainda que eu fosse curtir tanto a experiência, visto que não sou uma grande conhecedora de cloud, e principalmente porque meu foco atual é segurança ofensiva (e as regras para isso em ambientes cloud são bem... especificas). No entanto, estou gostando bastante da experiência.
O primeiro ponto, para mim, é a ajuda para me organizar melhor enquanto criadora de conteúdo e também para melhorar a forma como eu crio. O programa me ajudou muito a prezar mais por qualidade do conteúdo criado que a quantidade. Também me ajudou a desapegar de alcance.

quadro com o texto: Brazil na primeira linha, Juliana Gaioso na segunda linha e Security & Identity Builder since 2023 na terceira linha

Outra coisa foi ter tido a chance de conhecer pessoas sensacionais do mundo todo. Conheci pessoas da América Latina, África, Leste Europeu e principalmente Índia. É bem enriquecedor ter contato com pessoas que olham para a mesma coisa que eu (segurança) mas com vivências tão diferentes da minha.
Um último ponto que eu quero citar e que eu tenho gostado bastante é o contato com os times da AWS e o acesso antecipado a novos produtos. Sim! Os AWS Community Builders e AWS Heroes possuem sessões com os times da AWS para dar feedbacks sobre os serviços que eles oferecem, além de terem a chance de testar antes de todo mundo as novidades (várias coisas vem envoltas de um NDA, sempre bom lembrar).

Como se tornar um Community Builder

Uma diferença do programa da AWS para outros semelhantes como o Microsoft MVP e o Github Stars é que aqui é a própria pessoa quem deve se candidatar. E isso é muito legal, pois você não precisa ainda ter um grande público para conseguir, basta ter um conteúdo de qualidade.
Anualmente a AWS analisa novas submissões (que podem ser feitas neste link). Se o período de inscrição não estiver aberto quando você chegar aqui, é possível se inscrever na waitlist e eles te avisam quando as inscrições reabrirem.
O programa tem duração de um ano. Depois, você pode reaplicar para continuar no programa (eu ainda não passei por este processo).
Outro ponto importante de mencionar aqui: eles não olham a quantidade de contribuições, e sim a relevância delas. Ou seja: você não precisa ter cinco páginas de contribuições. Basta que o que você fez tenha qualidade.

Se você curtiu e quiser conversar sobre ou precisar de ajuda para se inscrever, eu estou a disposição para te ajudar. Basta me enviar um email em hey@julianagaioso.wtf com o assunto AWS community builder (ou enviar um comentário, que eu responderei aqui).

Top comments (5)

Collapse
 
uriel-david profile image
Uriel David Q. A. de Azevedo

Muito top o artigo, boa prima tmj.

Collapse
 
thalesmengue profile image
thalesmengue

Muito bom ter alguém divulgando o assunto, muitos criadores de conteúdos foda podem não saber desse programa.

Parabéns pelo artigo.

Collapse
 
danielhe4rt profile image
Daniel Reis

Fico feliz de ver alguém tão foda evangelizando o programa!

Espero que cada vez mais brasileiros estejam presente nas comunidades das big techs <3

Collapse
 
davijr profile image
Davi Jr.

Uhuu o Google me indicou seu artigo. Li todin. Fiz conta no dev.to só pra poder comentar. Haha

Collapse
 
paobit profile image
Paola Ponce • Edited

Thanks for the welcame ! 🤗🫂🇦🇷

a question, I don't have access to slack yet