DEV Community

Débora Quintal
Débora Quintal

Posted on

Programação Orientada a Objetos em JS - O que é uma Classe

Se você é uma pessoa desenvolvedora ou está em transição de carreira para a área da tecnologia, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o conceito de orientação a objetos.

Utilizamos desse paradigma da programação para melhorar nossa estrutura de código, tornando-a sem repetições desnecessárias, de fácil manutenção e fazendo com que as características de um objeto tenham heranças de acordo com a classe que ele está inligado.

Sendo assim, ao definir a nossa classe, ela vai englobar um tipo de objeto. Por exemplo, cadastro de clientes de um banco.

Para definir um cliente, eu poderia partir do código a seguir:

const nomeCliente1 = "Débora";
const cpfCliente1 = "11122233344";
const saldoBancarioCliente1 = 0;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

E ir acrescentando suas informações conforme necessidade de cadastro...
No entanto, se eu quisesse definir um cliente número 2, se eu fosse seguir o exemplo acima, teria um trabalhão para definir cada variável, além do meu código ficar extenso e repetitivo, não sendo uma boa prática.

Então, como eu poderia fazer a inserção desses clientes de uma forma mais prática? Através de uma classe.
Vou chamar a minha classe de Cliente, fazendo referência ao problema abordado.

class Cliente {

}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Agora, as variáveis que eu passei inicialmente para definir cpf, nome e valor bancário do meu cliente, serão atributos da minha classe, ou seja, são informações que todo cliente nesse exemplo deve ter:

class Cliente {
    nome;
    cpf;
    saldo;
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Agora que já temos a nossa classe, como fazemos para criar um novo cliente?
O JS possui a instrução new para inicializar um objeto. Portanto, para definir um cliente, vou criar uma variável para ele e atribuir a minha instrução:

const cliente1 = new Cliente();
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Mas e meus atributos? Como faço para que meu cliente1 inicializado na variável anterior possa ter valores como cpf, saldo bancário e um nome? Eu vou acessar cada um daqueles atributos através do nome que passei à variável que inicializa meu cliente + . + atributo passado na classe.

cliente1.nome = "Débora";
cliente1.cpf = "11122233309";
cliente1.saldo = 0;

console.log(cliente1);
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Veja que através do . eu acesso cada um dos meus atributos e atribuo valores a eles.

Dessa forma, fica muito mais simples a inserção de dados de clientes, pois cada novo cliente irá herdar os dados já pré-estabelecidos na minha classe. Não haverá a necessidade de ficar copiando código existente, deixamos o ambiente organizado e fluído.

Esta foi uma breve introdução a classes. Orientação a objetos é de suma importância para que você consiga escrever melhores códigos e se organizar melhor em sua lógica quando estiver desenvolvendo algum programa. Espero ter ajudado a entender um pouco sobre o assunto.

Top comments (1)

Collapse
 
clintonrocha98 profile image
Clinton Rocha

Ótimo conteúdo!