DEV Community

Cover image for Portfólio e reflexões sobre carreira
Hillary Sousa
Hillary Sousa

Posted on

Portfólio e reflexões sobre carreira

Vou começar esse texto avisando que estou enferrujada. A última vez que escrevi algo com mais de 300 caracteres tem bem uns 8 anos, então já peço perdão adiantado se o texto não ficar tão bom assim.

Uma breve apresentação: sou desenvolvedora front-end sênior. Atuo nessa área há mais de 7 anos. No momento, tô entre empregos e entre caminhos.

A ideia

Alguns anos atrás, eu tinha um site. Era mais um portfólio focado em atrair novos clientes pra freelas, mas eu passei bastante tempo desenvolvendo ele e gostei bastante do resultado. Mas a vida aconteceu e, depois de seguir adiante na carreira CLT e chegar a sênior, os freelas perderam espaço na minha vida profissional.
Em um momento de reflexão sobre a minha carreira e meus próximos passos, porém, eu percebi que sentia falta. Tanto de ter um site pra direcionar pessoas que queriam me conhecer, quanto de fazer freelas. Foi aí então que eu decidi refazer meu site.

O projeto

Sempre que tenho um projeto de site para fazer, começo pelo básico:
alinhamento de expectativas e rascunho de telas. Como eu mesma era minha cliente, isso fica um pouco mais difícil.

Fundo branco com texto escrito à mão, que diz: Minhas ideias anotadas no iPad

No meu processo criativo nunca falta busca de referências. Passei vários dias olhando diversos projetos no Behance (meu site favorito pra esse tipo de pesquisa) e buscando no Google também. Nessas horas é muito importante entender o nicho em que se deseja encaixar. Não é difícil se perder no oceano de portfólios e sites legais da internet e acabar com algo desconectado da proposta inicial.

Depois de saber o que queria na teoria, passei pro desenho. É a primeira vez que uso meu iPad pra esse tipo de trabalho (antes eu fazia no papel mesmo) e eu amei a facilidade de fazer e ajustar os wireframes até ficar do jeito que queria.

Montagem com as 4 telas do meu site em rascunho Rascunhos das telas do meu site

Depois de ficar satisfeita com a ideia geral do site, foi a hora de colocar minhas habilidades como designer em prática. Tenho gostado muito de utilizar o Figma para criar layouts tanto pra web quanto pra mobile, é uma ferramenta muito completa até mesmo no modo gratuito. Segui um sistema de grid de 12 colunas pra assegurar o alinhamento e a responsividade do site nas versões para telas menores, e facilitar também na hora de codar o layout.

Imagem contendo o layout desenhado no Figma, com as colunas do grid visíveis Layout no Figma com o grid de 12 colunas

O código

Parte do meu objetivo em desenvolver meu site também era me aprofundar em tecnologias que não tive oportunidade de conhecer nos empregos que passei. Por isso, escolhi um framework que ainda não conhecia para desenvolver o site: Next.js. Precisei de um tempinho pra me adaptar ao sistema de rotas por diretórios e algumas funcionalidades nativas do Next, mas no geral curti bastante e pretendo usar em outros projetos futuros. O código completo está no meu GitHub: https://github.com/hillarysousa/portfolio

Imagem contendo a janela do VS Code com parte do código criado para meu site

Além disso, escolhi manter tudo no mesmo ecossistema e publicar meu site com Vercel. Gostei bastante da facilidade em ter um ambiente de staging tão fácil de configurar e usar.

O que vem depois?

No que se trata do site, já anotei algumas issues para continuar desenvolvendo e melhorando. Uma delas é a tradução pro inglês, que acaba sendo um dos meus objetivos de carreira também. Fora isso, agora me sinto pronta para criar novos projetos (ainda que não sejam freelas) e popular a seção de portfólio, que acabou ficando de fora dessa release por estar vazia.
Já com relação à carreira, ainda não sei. Parte da coisa sobre programação é poder ir para vários lados sem realmente sair do lugar, e é isso que pretendo explorar. Quero expandir meu leque e começar a ver um pouco de back-end, talvez estudar sobre LLMs também. Quem sabe o que futuro me reserva?

Top comments (0)