DEV Community

Cover image for Mudanças por aqui…
Victoria Ricarte Bispo Beserra
Victoria Ricarte Bispo Beserra

Posted on

Mudanças por aqui…

Muito se vê na internet sobre como entrar no mundo da T.I., mudar de carreira, migrar de área, aprender uma tecnologia do zero ao avançado. Mas, particularmente, não encontrei por acaso nenhuma publicação sobre mudanças dentro da própria carreira como por exemplo: Migrar de tecnologia, que é uma realidade muito comum dentro da nossa área. Eu, por exemplo, sou programadora a 4 anos. E no meio dessa jornada tive que migrar de linguagem de programação 3 vezes.

Comecei minha carreira logo após terminar a faculdade de Sistemas de Informação em uma empresa pequena. Lá aprendi do zero uma linguagem de programação que não conhecia na época da faculdade, o Delphi. Trabalhei com Delphi em um CRM com código legado por dois anos, cuidado dos processos desde a coleta de requisitos, passando pela modelagem e banco de dados até a programação e testes da aplicação. Foi uma experiência enriquecedora, entretanto para crescer na carreira tive que mudar de emprego.

Quando entrei na minha nova empresa fui trabalhar com Perl também em um sistema legado, me vi mais uma vez tendo que aprender algo do zero. Logo passei a gostar bastante do Perl, e ele me impulsionou a começar a publicar aqui.

Hoje, me encontro novamente em posição de mudanças. Iniciando meus estudos com NodeJS para, com uma equipe bem estruturada, reescrever o sistema de um cliente.

Claro que para um profissional da área da T.I é sempre mais simples assimilar novas tecnologias dado que já se tem uma boa base de lógica de programação e algoritmos. Mas cada pessoa tem uma metodologia e tempo diferentes para aprender e aperfeiçoar as suas skills.

No decorrer dos meus estudos estarei publicando aqui os caminhos que vou seguir para aprender essa nova tecnologia. Vamos embarcar nessa comigo?

Top comments (4)

Collapse
 
luccabiagi profile image
Lucca Biagi

Muito legal! Eu comecei no Java (e tem parte do meu coração por isso hehehe) mas já dei uma olhadinha em Delphi e curti. Vejo que pra nós de ti, aprender uma nova linguagem ou um novo software é encarado como (analogia não tão precisa) um fotógrafo que sabe trabalhar com mais de uma lente, tendo assim mais possibilidades de atuação e sabendo quando usar uma ou outra.

Espero ansiosamente pelos seus próximos posts!

Collapse
 
joaovd99 profile image
JoaoVD99

Trabalho com Delphi (meu primeiro emprego) amo a linguagem, simples e rápida ( da até para criar umas aplicações modernonas no android com o firemonkey ), mas me vejo como você, acho que terei que aprender outra linguagem para não ficar restrito.

Collapse
 
victoriabispo profile image
Victoria Ricarte Bispo Beserra

Muito legal se atualizar, mas as vezes é difícil sair da zona de conforto. Eu mesma tive que estar sob pressão pra migrar pra novas tecnologias. Mas boa sorte!!! Qualquer coisa estou aqui.

Collapse
 
mpfdev profile image
Matheus 🇧🇷

Não faço parte deste grupo, mas acompanhei seus posts para saber como quem que já é experiente transiciona entre as linguagens. Muito sucesso nessa sua nova jornada e ansioso pelos próximos posts!